Portugal
“Gestão do FC Porto apresenta baixos índices de motivação e de profissionalismo”
2020-05-16 21:25:00
José Fernando Rio lança duro ataque à direção de Pinto da Costa

José Fernando Rio, candidato da Lista C à presidência do FC Porto, colocou nas redes sociais a página da sua candidatura, no qual indica algumas ideias para o futuro do emblema azul e branco.

Titulado ‘Mudar para Vencer’, Fernando Rio afirma que existe a necessidade de clarificar as contas do clube portista, acrescentando que há uma ausência de estratégia “a longo prazo” e o profissionalismo da mesma.

“As contas consolidadas do grupo FC Porto apresentam uma deterioração do capital próprio sem precedentes desde a criação da SAD, em 1997. Há uma ausência de estratégia desportiva e de um plano de negócio a médio e longo prazo. A gestão apresenta baixos índices de motivação e de profissionalismo em áreas chave”, afirmou o candidato.

Fernando Rio lamenta os maus resultados no panorama desportivo e indica que o clube liderado por Jorge Nuno Pinto da Costa perdeu a “tradicional liderança do futebol português”.

Ao mesmo tempo, o candidato critica a saída de jogadores-chave a custo zero, bem os “condicionamentos” causados pelos empresários.

“O clube perdeu a tradicional liderança e queremos voltar a ter um FC Porto vencedor e dominador do futebol português. A equipa de futebol tem perdido competitividade no plano nacional: jogadores experientes focados na saída, jogadores-chave a saírem a custo-zero e jogadores jovens e altamente talentosos sem horizontes de uma entrada bem-sucedida no plantel principal. Há condicionamentos causados pelo jogo de empresários”, salientou.

Em relação ao futebol nacional, José Fernando Rio apresenta várias ideias para a mudança do panorama do futebol português, referindo que vai lutar pela “nomeação de pessoas competentes, idóneas e independentes para os cargos dirigentes das instituições ligadas à indústria do futebol”.

“O futuro de todos os clubes está dependente de instituições fortes e isentas que tenham a capacidade de demonstrar um comportamento de equidade para com todos eles”, completou.

Para além de José Fernando Rio, concorrem Pinto da Costa (Lista A), Nuno Lobo (Lista B) e a candidatura independente ao Conselho Superior do FC Porto 'Por um Porto Insubmisso, Eclético e Triunfante' (Lista D).