Portugal
Fernando Tavares Pereira defende segunda volta nas eleições do Sporting
2020-07-08 22:05:00
Coutinho Duarte e Vitalino Canas também assinam carta aberta

 

Três conhecidos sócios do Sporting, um dos quais já concorreu à presidência do clube, escreveram uma carta aberta a defender alterações nos estatutos do Sporting.

O objetivo principal é permitir que as próximas eleições já tenham uma segunda volta.

O sistema de maioria simples, em vigor, permite que, “em situações de polarização e de numerosas candidaturas, como já ocorreu mais que uma vez, possam ser eleitas listas candidatas aos órgãos sociais com uma percentagem diminuta de votos ou, pelo menos, com votação abaixo da maioria absoluta dos votos”, justificaram Fernando Tavares Pereira (ex-candidato à presidência), Coutinho Duarte e Vitalino Canas, na carta aberta endereçada ao presidente da mesa da Assembleia Geral, Rogério Alves.

Essa maioria simples “não obsta à legitimidade democrática de quem é eleito”, mas tem o efeito de prolongar “para além do ato eleitoral a perceção de que os eleitos não representam a maioria dos sócios do Sporting, com todas as dificuldades de afirmação e de gestão que isso pode implicar”.

Os três sócios defendem assim que os estatutos do Sporting devem contemplar a “introdução de uma segunda volta da eleição dos órgãos sociais caso na primeira volta nenhuma das listas atinja a maioria absoluta dos votos”.

Tags: