Portugal
FC Porto derrota Tondela e fica muito perto do título
2020-07-09 21:15:00
Dragões podem garantir troféu se o Benfica perder em Famalicão

Golos de Danilo, Marega e Fábio Vieira permitiram hoje ao FC Porto vencer 3-1 em casa do Tondela, resultado que deixa os dragões cada vez mais próximos de assegurar o título da I Liga.

Em jogo da 31.ª jornada da prova, o FC Porto desbloqueou o resultado na segunda metade, com os tentos de Danilo (47 minutos), Marega (64) e Fábio Vieira (90+5), este de grande penalidade, tendo o Tondela ainda chegado a reduzir aos 2-0, quando Ronan, na conversão de outra grande penalidade, fez o tento de honra da sua equipa.

O FC Porto mostrou, desde o início, a sua superioridade em campo e nos primeiros minutos Manafá e Marega levaram perigo à baliza do Tondela.

Com o jogo a disputar-se, maioritariamente, no meio-campo do Tondela, Babacar Niasse foi protagonista em quatro momentos (16, 26, 30 e 45+2), ao defender remates de Sérgio Oliveira (26) e Alex Telles (16, 30 e 45+2).

O Tondela também protagonizou alguns momentos perigosos. Richard Rodrigues faz um cabeceamento cruzado (14), que passou ao lado do poste esquerdo de Marchesín, e, aos 28 minutos, Jonathan Toro fez o primeiro remate perigoso da equipa beirã, com a bola a passar por cima da barra.

O marcador foi inaugurado no início da segunda parte (47), na sequência de um canto marcado por Alex Telles, em que Danilo cabeceou para o fundo da baliza de Babacar Niasse.

Os dragões continuaram a mostrar superioridade na segunda parte e chegaram ao 2-0 com naturalidade, num lance em que Marega se isolou e concretizou o segundo golo para o FC Porto (64).

A grande oportunidade para o Tondela surgiu aos 73 minutos, numa grande penalidade cometida por Uribe sobre Jonathan Toro. Um lance que o árbitro, Fábio Veríssimo, confirmou no videoárbitro (VAR) e que Ronan aproveitou para diminuir a desvantagem no marcador (77).

O Tondela ganhou novo fôlego com as três substituições seguidas junto dos 70 minutos e o jogo ficou mais equilibrado, com a equipa beirã a tentar igualar o marcador, mas a linha defensiva dos ‘dragões’ não facilitou.

Aos 87 minutos, um remate perigoso de Richard Rodrigues passou rente ao poste esquerdo de Marchesín e, um minuto depois, os auriverdes voltaram a ter uma oportunidade com a marcação de um livre junto da grande área, mas o remate de Xavier bateu na barreira contrária.

O jogo não terminou sem uma grande penalidade na grande área do Tondela, após entrada de Philipe Sampaio sobre Marega. Um lance que Fábio Veríssimo confirmou no VAR e que deu oporunidade a Fábio Vieira de marcar o terceiro golo.

O FC Porto, com esta vitória, deu mais um passo rumo à conquista do título, contando agora 76 pontos, mais nove do que o Benfica, que joga em Famalicão, enquanto o Tondela mantém-se com 30, na 15.ª posição, em igualdade com o Vitória de Setúbal, 16.º e primeira equipa acima da zona de despromoção.

Jogo disputado no Estádio João Cardoso, em Tondela.

Tondela – FC Porto, 3-1.

Ao intervalo: 0-0.

Marcadores:

0-1, Danilo, 47 minutos.

0-2, Marega, 64.

1-2, Ronan, 77 (grande penalidade).

1-3, Fábio Vieira, 90+5 (grande penalidade).

Equipas:

Tondela: Babacar Niasse, Fahd Moufi, Philipe Sampaio, Yohan Tavares (Ronan, 69), Ricardo Alves, Jonathan Toro (Tomislav Strkalj, 84), Jaquité, Pepelu, Pité (Filipe Ferreira, 69), João Pedro (John Murillo, 61) e Richard Rodrigues (Xavier, 68).

(Suplentes: Diogo Silva, Filipe Ferreira, Jota, John Murillo, Tiago, Pedro Augusto, Xavier, Ronan e Tomislav Strkalj).

Treinador: Natxo González.

FC Porto: Marchesín, Manafá, Pepe, Mbemba, Alex Telles (Fábio Vieira, 67), Otávio, Sérgio Oliveira (Danilo, 38), Uribe (Diogo Leite, 84), Corona, Soares (Luis Díaz, 68) e Marega.

(Suplentes: Diogo Costa, Tomás Esteves, Diogo Leite, Luis Díaz, Zé Luís, Danilo, Fábio Silva, Fábio Vieira e Vítor Ferreira).

Treinador: Sérgio Conceição.

Árbitro: Fábio Veríssimo (AF Leiria).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Corona (41 minutos), Ricardo Alves (45+1), Jaquité (49), Alex Telles (59), Uribe (71), Xavier (90+1) e Marega (90+4).

Assistência: Jogo realizado à porta fechada devido a pandemia de covid-19.