Portugal
Da última vez que o Benfica visitou a Covilhã... 'nasceu' uma estrela
2019-12-02 20:20:00
Jonas estreou-se a titular pelo Benfica contra o Covilhã e teve a sua primeira grande noite pelas águias

O Benfica regressa à Covilhã, nesta terça-feira, e voltará a pisar o relvado do emblemático Estádio Santos Pinto, um campo de tradição no futebol português. O duelo a contar para a Taça da Liga faz recordar outros encontros mais ou menos distantes entre as equipas. O último teve em destaque um nome bem presente (ainda) na memória dos benfiquistas - Jonas. 

Com um 'manto branco' de neve a espreitar, águias e leões da Covilhã reeditam duelos passados, nesta terça-feira. E no mais recente embate um nome brilhou mais que todos os outros. A vitória pertenceu a Jonas por inteiro. O 'Pistolas' apresentou-se com várias 'munições' e derrotou o Covilhã com três golos, numa partida da Taça de Portugal, na temporada 2014/15.

Não foi a estreia a marcar de Jonas, que o tinha feito pouco antes frente ao Arouca (num confortável triunfo por 4-0). Mas foi a primeira vez que o 'Pistolas foi titular na equipa do Benfica.

Desconfiança era a palavra que reinava entre os adeptos das águias perante o avançado ex-Valência que procurava relançar a carreira. Com um onze de 'segundas linhas' de Jorge Jesus, na Covilhã, o brasileiro entrou a todo o 'gás' e aqueceu com golos aquela fria noite junto à Serra da Estrela, a 18 de outubro de 2014.

Jonas abriu o marcador aos dois minutos através de uma grande penalidade. Mas os 'leões da serra' fizerem a 'vida negra' à águia e João Traquina, aos nove, e Erivelto, aos 43', colocaram a então equipa treinada por Francisco Chaló na frente. O Covilhã queria viver uma noite de sonho e fez por isso. Corajosa, nada encolhida, a equipa da serra mostrou-se valente.

Mas havia Jonas em campo e o 'Pistolas' mostrou aos benfiquistas todo o seu 'faro' de golos, voltando a balançar as redes aos 54' e aos 71'; tentos que permitiram a reviravolta encarnada no marcador até ao 2-3 final.

Jonas não se estreou a marcar pelo Benfica contra o Covilhã. Mas o primeiro grande momento do 'Pistolas' de águia ao peito aconteceu perante os 'leões da serra'. Aí, evitou um dissabor para os benfiquistas.

Esse jogo decorreu no Complexo Municipal da Covilhã, ao contrário daquele que irá colocar olhos nos olhos os jogadores das equipas, nesta terça-feira, que será no mítico Estádio Santos Pinto.

Todavia, os duelos entre estas duas equipas vão para sempre guardar um nome e uma marca indelével - Jonas. Foram cinco épocas do brasileiro que, aos 35 anos, encerrou a carreira entre lágrimas na Luz. Mas o primeiro grande sorriso foi junto à serra.