Portugal
Benfica lança suspeitas sobre linhas de fora de jogo mas não só
2020-01-27 14:00:00
Águias notam que há "clubes com mais 'sorte' do que outros" com aplicação do VAR

O Benfica sai a público, nesta segunda-feira, para criticar alguns erros de arbitragem. Os encarnados falam na "necessidade de reflexão sobre o uso da tecnologia do VAR".

"Em particular os aspetos técnicos, o protocolo de aplicação e a uniformização dos critérios, para que não constatemos, como tem vindo a acontecer, que no deve e haver haja clubes com mais 'sorte' do que outros". 

Na newsletter oficial, o emblema encarnado refere a jogada em que, segundo as linhas de fora de jogo, Vinícios estava em posição irregular aos 17 minutos num lance que acabaria em golo que foi anulado pelo VAR.

A "forma como foi escrutinado motiva perplexidade", nota o Benfica, duvidando das linhas de fora de jogo.

"Não é claro que as linhas, para aferir a existência, ou não, de fora de jogo, tenham sido bem colocadas. Há dúvidas quanto ao posicionamento da linha no corpo do defesa pacense (no pé ao invés de no ombro, como no caso de Vinícius) e até do momento exato do passe."

Os campeões nacionais destacam ainda que "a própria empresa fornecedora da tecnologia admite a necessidade de se considerar uma margem de erro de cinco centímetros na avaliação de foras de jogo. E a posição do Vinícius foi considerada irregular em quatro centímetros.

Nas críticas ao trabalho da equipa liderada por Manuel Oliveira em Paços de Ferreira, o Benfica diz que "depois houve o caso da grande penalidade por assinalar a nosso favor numa falta evidente sobre Rúben Dias."

"Todos vimos, em bola corrida, que Rúben Dias sofreu falta. As eventuais dúvidas foram, depois, dissipadas ao vermos as repetições do lance. Pensámos que o árbitro, talvez devido ao emaranhado de jogadores na área lhe obstruírem a visão do lance, não pudesse ver a falta, mas o VAR não deixaria de a indicar, pois todos a vimos."

Tags: