Grande Futebol
As contas da qualificação de Portugal e a calculadora… nas mãos da Sérvia
2019-10-15 10:25:00
Duas vitórias diante de Lituânia e Luxemburgo permitem à equipa das quinas garantir passaporte para o Euro2020

A derrota de ontem afasta Portugal do primeiro lugar do grupo B, já conquistado pela Ucrânia, mas mantém a formação lusa bem perto do apuramento.

Para se qualificar para a fase final do Euro2020, basta à seleção nacional vencer os dois jogos que faltam, perante a Lituânia, a 14 de novembro, no Algarve, e no Luxemburgo, três dias depois.

Com seis jogos disputados, Portugal é segundo (o que permite a qualificação), com mais um ponto do que a Sérvia (terceira classificada).

Dado relevante é que a equipa das quinas tem vantagem no confronto direto, graças a um empate uma vitória diante daquela seleção, nos dois encontros que disputaram no grupo B.  

Para encerrar a fase de qualificação, resta um par de partidas às duas seleções – que só podem lutar pelo segundo lugar – sendo que, em teoria, a Sérvia tem missão mais complicada.

Enquanto Portugal defronta a Lituânia e o Luxemburgo, os sérvios têm pela frente o mesmo Luxemburgo e a Ucrânia – sempre um rival forte, ainda que já com as suas contas fechadas.

Assim, a Sérvia está obrigada a vencer os seus jogos e tem ainda de esperar por um deslize lusitano, perante uma das duas piores seleções do grupo.

A Lituânia somou apenas um ponto e é última, enquanto o Luxemburgo tem quatro pontos e é penúltimo.

Refira-se que Portugal venceu estes dois adversários, nos primeiros jogos da qualificação: goleou a Lituânia por 5-1 e derrotou o Luxemburgo por 3-0.

São ventos favoráveis à equipa lusa.