Portugal
Alfa Semedo, um comboio que dança. Chamam-lhe Pogba, mas só vê Barça à frente
Diogo Cardoso Oliveira
2018-06-21 18:15:00
Tal como o nome indica, Alfa é um autêntico comboio. Um médio que passou pela formação do Benfica e que regressa à Luz.

Chama-se Alfa Semedo e, segundo a imprensa, será reforço do Benfica. Tal como o nome indica, Alfa é um autêntico comboio. Não de alta velocidade, mas de grande porte. Um médio que passou pela formação dos encarnados, mas que renasceu no Vilafranquense e, depois, no Moreirense. Trata-se de um homem que dança como gente grande e que só vê Barcelona à frente. E a quem chamam "Pogba". A ler mais à frente.

Falámos com Diogo Izata e Dénis Martins, ex-colegas no Vilafranquense, e Fábio Novo, ex-colega nos juniores do Benfica. Um deles foi mesmo o parceiro numa dupla de betão, no Vilafranquense. Já lá vamos.

Antes, perguntámos a Dénis Martins se se lembra de alguma coisa que ajude a conhecer melhor Alfa Semedo. Algo em que se destacasse. E o menino dança.

“Quando eu falava do Alfa com os meus colegas de equipa, a primeira coisa que me vinha à cabeça era a forma como ele dança no balneário. Ajuda o balneário a manter-se unido e animado”.

Vamos lá a saber quem é Alfa Semedo. Não o jogador, mas o rapaz guineense, de 20 anos. Diogo Izata fala-nos de uma evolução.

“Ao início, chegou um pouco introvertido, mas, com a adaptação, passou a ser um verdadeiro animador de balneário. Anima quem o rodeia”, diz, ao Bancada. Dénis subscreve e vai mais longe. “Sempre vi o Alfa como um rapaz brincalhão, sempre na "palhaçada", sobretudo no balneário”.

“Como pessoa, o Alfa é muito divertido, principalmente fora dos relvados, uma pessoa top. Ao mesmo tempo, é muito trabalhador e focado no trabalho que tem de fazer para atingir os seus objetivos”, define Fábio Novo.

Por lá, Alfa também era o homem que fornecia a casa para as jogatanas. “Jogávamos muitas vezes PlayStation juntos, em casa dele, com o Léo Natel que agora está no Brasil agora. Passámos lá grandes tardes”.

Alfa = Pogba?

Falemos, agora, do jogador. Primeiro, os pontos fortes. Segundo Diogo Izata, ex-colega, Alfa Semedo era conhecido por… Pogba. As características físicas ajudam, claro (tem 1,90m e mais de 80kg), mas o jogador do Vilafranquense explica que não é só isso.

“É muito forte nas transições, com grande capacidade de chegada a área. É um verdadeiro box-to-box, apesar de, neste ano, ter sempre jogado como um 6 mais fixo”, destaca, antes de explicar que características tem como 6 que possam ajudá-lo no Benfica. “É forte fisicamente, nos duelos e bastante agressivo. E tem qualidade na saída”.

Dénis Martins fala de um jogador equilibrado: “Ofensivamente, tem qualidade técnica e visão de jogo (…) defensivamente, é um jogador com muita presença e potência física”.

Ainda nos pontos fortes, temos de puxar a brasa à nossa sardinha. Em janeiro, o Bancada elaborou uma lista de craques escondidos na Liga Portuguesa. Alfa Semedo estava lá. Afinal, não estava assim tão escondido.

No Moreirense, Alfa foi essencial durante toda a temporada. Foi titular como médio mais defensivo e fez 34 jogos. Conseguiu ainda fazer três golitos, o que, para um 6, não é nada de se deitar fora. Tudo isto veio depois de ser dispensado dos juniores do Benfica e de ter feito uma boa temporada no Vilafranquense, do Campeonato de Portugal. O Moreirense estava atento e caçou-o.

Vídeo:shark produtions

Agora, vamos à parte má. Alfa Semedo é um menino, de 20 anos, que ainda tem coisas para aprender. Diogo Izata destaca que “o ponto em que não era tão forte, mas em que melhorou, era a parte tática”.

E foi precisamente este aspeto de conhecimento do jogo que valeu a Alfa Semedo uma reprimenda pública de Sérgio Vieira, na altura treinador do Moreirense. A história é fácil de contar: em janeiro, o Moreirense empatou a dois golos, em casa, frente ao Vitória de Setúbal. Um dos golos dos sadinos surgiu de uma perda de bola de Alfa Semedo em zona proibida. Naquela zona em que ou o jogador é craque para sair a jogar ou então mais vale tirar a redondinha dali, nem que seja com chutão. Alfa quis sair a jogar e… fez asneira.

“Temos o Alfa Semedo, que é muito forte naquele tipo de jogadas, mas nos dois golos acabou por perder a primeira bola. Ainda não tem maturidade na tomada de decisão. Naquelas ocasiões para limpar a jogada e jogar feio, quis ganhar com o corpo e ficar com a bola. Serve para amadurecer. Mas não nos podemos esquecer de que tem 20 anos e veio do CNS”, explicou, após o jogo.

Alfa, dizemos nós, acabou por mostrar muita qualidade no desarme, apesar de algum excesso de virilidade (sete amarelos). 

Vamos a contas finais: com base em tudo isto, temos, ou não, jogador de equipa grande? Sérgio Vieira, ex-treinador, diz que sim. “Não tenho dúvidas de que o Alfa Semedo vai ser jogador de clube grande. Ainda o vamos aplaudir na seleção portuguesa. É essa a minha convicção”.

Dénis Martins, ex-colega, defende, ao Bancada, que Rui Vitória é um treinador bom para Alfa Semedo. “Acho que com um treinador como o Rui Vitória, todos os jogadores do plantel têm oportunidade para mostrar o seu valor. Acho que vai acontecer o mesmo com o Alfa e tenho a certeza de que vai responder bem à chamada”.

Barça vs. Real

Para terminar, vamos à tal febre pelo Barcelona. Fábio Novo recorda que, com Alfa Semedo, havia grandes discussões sobre futebol. Alfa vs. Fábio e Barcelona vs. Real Madrid.

“Ele era um adepto gigante do Barcelona e eu sou do Real Madrid. Tínhamos discussões que nunca mais acabavam por causa dessas duas equipas. Ele do lado do Messi e eu do Ronaldo. Sempre”.

Sê o primeiro a comentar: