Fora da Bancada
"A justiça que mantém Rui Pinto na prisão é incapaz de combater a corrupção"
2020-02-18 18:20:00
Catarina Martins falou sobre a justiça portuguesa no Parlamento

Catarina Martins, líder do Bloco de Esquerda, falou, no debate quinzenal desta terça-feira, sobre a justiça portuguesa, fazendo alusão ao hacker Rui Pinto, como forma de criticar o funcionamento da mesma em Portugal.

"A mesma justiça que mantém Rui Pinto em prisão preventiva há mais de um ano, uma decisão que tem tanto de inédito como de incompreensível, é incapaz de produzir resultados sólidos no combate à corrupção e ao crime económico", afirmou Catarina Martins.

Depois de ter sido preso na Hungria e extraditado para Portugal, ao abrigo de um mandato internacional, Rui Pinto está preso desde março de 2019, tendo revelado recentemente que entregou um disco rígido à Plataforma de Proteção de Denunciantes na África, que permitiu a recente revelação dos Luanda Leaks, um caso de corrupção relacionado com a empresária angolana Isabel dos Santos.

Entre as acusações estão crimes de acesso ilegítimo, acesso indevido, violação de correspondência, sabotagem informática e tentativa de extorsão, tendo o Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa decidido deixar cair 57 crimes em relação à acusação do Ministério Público, em setembro de 2019.