Não se deixe enganar: a picardia, dentro de certos limites, é saudável e traz ao futebol o sal e a pimenta que, muitas vezes (muitas mesmo), faltam a treinadores e jogadores nas conversas com a imprensa.
Sábado, 13 de janeiro. Mais uma manhã de manchetes, mais um capítulo na sebenta do bate-boca entre Rui Vitória, treinador do Benfica, e Sérgio Conceição, treinador do FC Porto. Esperava que, depois de o portista ter assumido que se excedeu e que não queria ofender o colega de profissão, Rui Vitória encerrasse e se desviasse do assunto? Pessoalmente, esperava. Nada disso aconteceu e a resposta do treinador do Benfica até teve uma dureza assinalável, chegando a falar de um reality show.
No jornal "Record", a resposta de Vitória é titulada como "revolta" e, no jornal "A Bola", como "ao ataque". Rui Vitória alertou para o facto de não querer ser posto, pela imprensa e opinião pública, no mesmo saco de Conceição. Percebe-se a argumentação de Rui Vitória, ofendido por se dizer que ambos se excederam, mas a verdade é que, ao contrário do que é habitual, o treinador do Benfica parece não ter feito questão de se desviar do assunto. Parece, antes, que ainda poderá haver mais um ou outro capítulo, ainda que mais suaves.
No jornal Record, nota ainda para a entrevista de António Carraça, que compara o caso dos e-mails ao Apito Dourado (oh homem, onde te foste meter...), e para Abel Ferreira, que deixou rasgados elogios a Rui Vitória (a assumir, assim, uma posição dessas? Sim senhor...). Ainda no Benfica, destaque para a possível saída de Lisandro López que, segundo o jornal "A Bola", viajará para Milão neste domingo.
FC Porto único na Europa
No jornal "O Jogo", a manchete é dominada pelo FC Porto, que é a equipa da Europa com maior sequência de vitórias, nesta temporada. Os dragões vão com nove triunfos consecutivos e perseguem o recorde do Manchester City, que chegou aos onze. "Na Europa, não há outro igual", pode ler-se na manchete do desportivo.
Ainda no jornal "O Jogo", destaque para o rumor em torno de Gelson, apontado ao Bayern Munique.
Transversal a todos os jornais é o "jogo louco" - título de dois dos jornais - desta sexta-feira, em Chaves, no qual os transmontanos venceram o Vitória de Guimarães, por 4-3. O António José Oliveira viu e explicou que houve "futebol, espectáculo, emoção, golos, VAR e Pedro Tiba".
Poderá ler ainda o essencial da entrevista de Jorge Valdano ao jornal "A Bola", na qual o ex-jogador e dirigente do Real Madrid fala de Ronaldo, de Gonçalo Guedes, de Casillas e do víde-árbitro.