Revista de Imprensa
Castigos levam a nova guerra entre rivais e Conceição desperta desejo lá fora
2018-05-09 09:20:00
Os principais temas que marcam a atualidade futebolística na manhã desta quarta-feira.

A “guerra dos castigos”, o desejo que Sérgio Conceição suscita em vários clubes e o Mundial aí à porta. São estes os temas em destaque na imprensa desportiva na manhã desta quarta-feira. Começamos pela Seleção Nacional. Os campeonatos estão prestes a terminar, o que faz com que a principal competição de seleções se aproxime cada vez mais, a ter lugar na Rússia, este verão. Fernando Santos vai dar a conhecer os jogadores selecionados para a prova a 17 de maio e o Bancada pretende saber quais seriam os 23 que os leitores levariam ao Campeonato do Mundo, então lançou uma sondagem no site, que vai estar disponível até ao dia do anúncio do selecionador. Para além disso, os jornalistas e colunistas do Bancada também vão dar os seus palpites. Ontem foi o dia do Diogo Cardoso Oliveira e hoje será o Luís Santos Castelo.

Da Seleção para a atualidade dos clubes portugueses, o tema quente do dia são os castigos que resultam do dérbi do passado sábado entre Sporting e Benfica. As águias vão perder o central Rúben Dias por dois jogos, na sequência de uma cotovelada sobre Gelson Martins. Varandas Fernandes, vice-presidente dos encarnados, já reagiu à decisão do Conselho de Disciplina, referindo que “Rúben Dias está a ser perseguido de forma vergonhosa”. O clube da Luz já terá apresentado recurso, alegando um erro processual e pedem o efeito suspensivo da decisão. Segundo avançam as principais publicações desportivas nacionais, o Benfica pretende retaliar e terá apresentado queixas contra quatro jogadores do Sporting (Fábio Coentrão, Rui Patrício, Mathieu e Coates, sendo que apenas para o lateral português terá sido aberto processo). Tal é o clima que o Record o apelida de “guerra dos castigos”.

No universo do FC Porto, o jornal A Bola dá conta de que Sérgio Conceição está a ser muito cobiçado por Shakhtar Donetsk, Inter Milão e Lazio, com “propostas tentadoras”, pelo que a “continuidade no Dragão está em perigo”. O Record avança que o treinador dos azuis e brancos quer “armas à altura” para ficar na Invicta. Do técnico para os jogadores, Sérgio Oliveira salientou que o campeonato conquistado pelos dragões esta época peca por tardio, em entrevista ao jornal O Jogo. A terça-feira também foi de festejos para o FC Porto, pois a equipa B dos azuis e brancos venceu a Premier League International Cup, tornando-se bicampeã, derrotando os sub-23 do Arsenal por 1-0. Ainda nos azuis e brancos, de referir que foram multados em 3825 euros, depois de a instalação sonora do Estádio do Dragão ter sido utilizada para os cânticos "campeões allez" e "o campeão voltou" durante o jogo frente ao Feirense.

O Sporting vai disputar a última jornada do campeonato no terreno do Marítimo (última jornada da Primeira Liga já tem horários) e o presidente dos insulares, Carlos Pereira, voltou a apelar ao apoio dos benfiquistas para esse duelo, tendo em conta que as águias ainda se encontram a lutar com os leões pelo segundo lugar. Ainda na atualidade leonina, o Record avança que Carlos Mané já se encontra a treinar em Alcochete, de forma a estar a cem por cento no começo da temporada. No dia de ontem, o diretor desportivo do VfB Estugarrda, clube ao qual o extremo esteve emprestado, referiu que a “situação financeira do Sporting vai ser decisiva” para uma eventual aquisição do jogador por parte dos alemães. E que tal recordar um ex-Sporting que está em alta rotação lá fora? Pois bem, Santiago Arias foi distinguido como melhor jogador da liga holandesa e pode ficar a conhecer a história do colombiano.

Lá por fora, a terça-feira foi noite de “abismo” para Carlos Carvalhal, que viu o seu Swansea City perder com o rival direto na luta pela permanência, o Southampton. A equipa do treinador e de Renato Sanches (emprestado pelo Bayern Munique) caiu para a zona de descida de divisão na Liga Inglesa. Em solo francês, o Paris Saint-Germain cumpriu e venceu a Taça de França, na final diante do Les Herbiers. Ainda na terça-feira, ficaram famosas as palavras de José Couceiro a considerar Gonçalo Paciência melhor finalizador do que Ronaldo. O Bancada aceitou o desafio e elaborou a lista dos onze melhores finalizadores do Mundo. Para terminar, terça-feira voltou a ser dia de Pontapé de Canto, programa no qual António Tadeia e Camilo Lourenço falam de futebol. Recorde a edição de 8 de maio.