Prolongamento
"Vieira perderia a vontade de falar publicamente"
2022-05-03 13:05:00
Ex-candidato à presidência diz o que Rui Costa deve fazer para 'calar' Vieira

O Benfica está a realizar uma auditoria à gestão de Luís Filipe Vieira mas, até ao momento, Rui Costa, que havia prometido esse procedimento aos associados em campanha eleitoral, ainda não deu a conhecer os resultados. Recentemente, 118 sócios assinaram um manifesto a exigir explicações ao líder das águias. Francisco Benítez, antigo candidato à presidência do clube da Luz, derrotado por Rui Costa, diz que se a auditoria já fosse conhecida, por exemplo, Luís Filipe Vieira não andaria a falar publicamente como tem feito nas últimas semanas.

"Com a auditoria, o antigo presidente Luís Filipe Vieira, se calhar, não diria coisas sobre o Benfica como disse recentemente. Perderia a capacidade e a vontade em falar publicamente. Tudo isto é importante para nós", acredita Francisco Benítez realçando que "há demasiados pontos de interrogação, demasiados arguidos, demasiados processos" que precisam de ser explicados aos associados do Benfica.

Por outro lado, Francisco Benítez lembra que, por exemplo, o Barcelona já realizou uma auditoria à gestão anterior e a nova direção do clube catalão já entregou o processo à justiça depois de dar conhecimento do resultado aos associados.

"O FC Barcelona já fez uma auditoria e já o entregou ao Ministério Público. Nós continuamos sem ver a luz ao fundo do túnel", lamenta Francisco Benítez.

Além disso, o antigo candidato à presidência do Benfica, em declarações na rádio Renascença, disse discordar da justificação dada por Rui Costa quando diz que só está na presidência do clube da Luz há meio ano.

"Rui Costa vai fazer 14 anos na SAD e nos orgãos sociais", lembra o antigo candidato à presidência do Benfica, destacando que foi precisamento o passado de Rui Costa no Benfica que levou os sócios a confiarem nele para dirigir os destinos do clube lisboeta.

"Os sócios votaram em massa nele porque assumiram que conhece melhor o clube. E o que temos é um vazio sobre a auditoria prometida", insistiu no lamento Francisco Benítez.

A carta dirigida a Rui Costa tem como subscritores nomes como o próprio Francisco Benítez mas também Ricardo Araújo Pereira, Pedro Ribeiro, Pedro Brinca e Alberto Minguéns.

Na carta, os associados benfiquistas pedem a Rui Costa respostas saídas da auditoria e lembram que a gestão Luís Filipe Vieira tem pontos que carecem de explicação.

"Luís Filipe Vieira, Bruno Macedo, Paulo Gonçalves, César Boaventura, Miguel Moreira e Domingos Soares de Oliveira são alguns dos nomes sob suspeita das autoridades, tendo alguns (ou mesmo todos) sido constituídos arguidos em processos nos quais estão em causa atos alegadamente praticados em negócios relacionados com a atividade do grupo Benfica", pode ler-se na carta.

Por isso, Francisco Benítez, Ricardo Araújo Pereira e Pedro Ribeiro, entre outros, apontam para a necessidade de serem dadas respostas aos sócios do clube da Luz.

"É, para todos os Benfiquistas, incompreensível que, até à presente data, a SAD do clube não se tenha constituído como assistente nos processos aludidos."