Prolongamento
"Vassalagem. Será este o novo sentido de Estado?"
2022-05-02 11:00:00
Almoço no Dragão entre secretário de Estado do Desporto e Pinto da Costa levanta dúvidas a Dias Ferreira

O novo secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, esteve no Estádio do Dragão num almoço com Pinto da Costa. Dias Ferreira, antigo presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sporting, abordou esta visita do governante e, num artigo de opinião sob o título de "vassalagem", deixou algumas considerações a respeito deste episódio.

"Em que país vivo? Será este o novo sentido de Estado? Será que, agora, sentido de Estado é o ministro das Finanças ir almoçar aos bancos com os banqueiros? Ou o ministro do Trabalho ir aos sindicatos almoçar com os sindicalistas? Por que não o Conselho de Ministros passar a se reunir em certos estádios?", questionou Dias Ferreira.

Por outro lado, o antigo dirigente do emblema verde e branco lembrou ainda os seus tempos de diretor dos leões e fez notar que a prática não era esta.

"No meu tempo de dirigente desportivo, isto é, ainda não há muito tempo, quando queria apresentar cumprimentos ou reunir com um secretário de Estado ou com um ministro pedia uma audiência para apresentar esses cumprimentos ou para tratar de qualquer assunto", afirmou Dias Ferreira, em artigo de opinião no jornal A Bola.

O antigo dirigente dos leões fez saber também que tomou conhecimento deste almoço entre João Paulo Correia e Pinto da Costa pela imprensa. 

Além disso, o ex-presidente da Mesa da Assembleia Geral do clube de Alvalade cita ainda que, no final do encontro, o titular da pasta do desporto no governo declarou que foi "uma reunião proveitosa, mas nada disse sobre o proveito da refeição." "Espero que não tenha sido leitão", frisou Dias Ferreira.

Para o antigo dirigente do Sporting, "no desporto em geral e no futebol em particular, existe um sistema de vassalagem, tipo capicua: sistema de vassalagem do sistema".

"Vivemos demasiado dependentes do poder e, por isso, a vassalagem mental e material tornou-se vulgar como modo de ascensão social ou de sobrevivência", acrescentou Dias Ferreira.

Perante tudo isto, o antigo presidente da Mesa da Assembleia Geral dos leões Dias Ferreira disse que, em Portugal, "vivemos do favor e não do mérito".

A respeito deste almoço, Pinto da Costa, presidente dos azuis e brancos, fez saber que ambos trataram de "problemas que existem no desporto nacional, principalmente no futebol".

"E acho que é um início de uma relação que infelizmente não tem havido entre o clube e o governo através do Secretário de Estado do Desporto. Portanto, estou muito satisfeito e creio que vai ter frutos este almoço e, sobretudo, a intenção de mudar muita coisa que, de facto, não está bem", indicou o líder dos portistas, em declarações ao site oficial dos dragões.

Por seu lado, João Paulo Correia mostrou-se satisfeito com o almoço de trabalho. "Antes de mais, agradecer a hospitalidade e, sobretudo, os contributos da reunião que tivemos, uma reunião de trabalho em que falamos dos diversos assuntos do desporto nacional e também do futebol", disse o governante, deixando depois elogios para o emblema liderado por Pinto da Costa.

"O FC Porto é uma das maiores instituições do país e da Europa, é um clube eclético, representa muitas modalidades, tem contribuído para a internacionalização do desporto português. Falámos da atualidade, também do futuro, julgo que foi uma reunião muito proveitosa e, com certeza, terá continuidade."