Prolongamento
"Vão comer leitão e beber champanhe e depois vão para a assembleia decidir?"
2021-06-04 10:30:00
"Espero que comam menos leitão e façam melhor o regulamento", apelou o antigo dirigente do Sporting

Dias Ferreira, antigo presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sporting, reage com tristeza às recentes decisões do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol a respeito, primeiro, de um castigo aplicado ao clube leonino por conta da falta de habilitações de Rúben Amorim, que não tem ainda o nível IV para treinar, e, depois, do castigo aplicado a Sérgio Conceição e Paulo Sérgio pelos confrontos protagonizados durante o jogo do campeonato entre Portimonense e FC Porto.

Para Dias Ferreira, "umas coisas resolvem-se rapidamente e outras não" mas o que deixa o ex-dirigente leonino desconfortável é a forma como a Federação Portuguesa de Futebol, que "está bem estruturada", nesta altura, "sofre com o Conselho de Disciplina e com o Conselho de Arbitragem" e as suas decisões.

Todavia, em relação aos castigos, nomeadamente o de Sérgio Conceição e de Paulo Sérgio, Dias Ferreira não compreende como é que o Conselho de Disciplina "quer ser credível". "É para a gente rir. Parece um quadro da revista", disse, em reação à decisão do órgão federativo que decidiu suspender Sérgio Conceição por 10 dias e aplicar-lhe uma multa de 7650 euros, enquanto a Paulo Sérgio foi aplicada uma suspensão de três dias e uma multa de 765 euros.

Em relação ao castigo de um jogo à porta fechada aplicado ao Sporting, na sequência da queixa da Associação Nacional de Treinadores de Futebol, o Conselho de Disciplina não deverá ver o processo encerrado pois o Sporting já avisou que vai recorrer para o Tribunal Arbitral do Desporto, por não concordar com a decisão.

Dias Ferreira diz que, para já, nem vale a pena comentar esta situação mas deixa, pelo meio, uma recomendação para os dirigentes que andam a reunir entre "leitão e champanhe", em clara alusão a uma reunião de presidentes nas últimas semanas na Mealhada.

"Qualquer dia em vez de jogos entre solteiros e casados passam a haver entre políticos e dirigentes. No fim acabam todos a comer leitão e a beber champanhe. Aí é que devem dar bons jogos", ironizou Dias Ferreira, criticando aquilo que se passou "na Mealhada ou na Bairrada".

"Então não se conseguem resolver as coisas nas instituições? Vão comer leitão e beber champanhe e depois vão para a assembleia decidir? Cabe na cabeça de alguém? Estamos a brincar?", interroga-se.

Para Dias Ferreira, o futebol nacional tem "bons jogadores e treinadores" mas depois "não há boas pessoas no Conselho de Disciplina, de Arbitragem e nos dirigentes".

Em declarações na A Bola TV, Dias Ferreira referiu que algumas decisões saídas ao longo dos anos por parte dos organismos de disciplina e de arbitragem derivam dos regulamentos criados. E é ao 'legislador' que Dias Ferreira deixa críticas também.

"Às vezes os regulamentos são feitos no meio do leitão e da champanhe. Espero que comam menos leitão e façam melhor o regulamento", apelou o antigo dirigente do Sporting.

Dias Ferreira aproveitou ainda para, em jeito irónico, destacar que espera que o leão mantenha a toada de triunfos em tempo de covid-19. "Enquanto houver covid-19 o Sporting é o melhor, como dizem os maus perdedores. O Sporting está a beneficiar da covid-19", disse em tom sarcástico.