Prolongamento
"Todos lembramos das imagens lamentáveis do tal empresário ligado ao FC Porto"
2021-11-23 14:10:00
"Em menos de um ano, dois casos de elementos afetos ao FC Porto a intimidar jornalistas", critica Sporting

O Sporting tomou posição em relação às buscas efetuadas pelas autoridades nas instalações da SAD do FC Porto e de outros responsáveis azuis e brancos, dizendo ser necessário separar o "trigo do joio" no futebol português. Além disso, através do responsável pela Comunicação sportinguista, o emblema lisboeta condena as alegadas ameaças feitas a membros da comunicação social que faziam a cobertura noticiosa das buscas do Ministério Público.

Miguel Braga sublinha que, a confirmar-se tal situação, é a segunda em menos de um ano com alegados elementos próximos da estrutura azul e branca. "É absolutamente lamentável e isto, sim, é o que não dá boa imagem do futebol português que, em menos de um ano, temos dois casos de elementos afetos ao FC Porto a intimidar jornalistas. Estamos a falar da intimidação a jornalistas."

O responsável pela Comunicação do Sporting lembra que "a comunicação social é um dos poderes que, teoricamente, equilibra a balança da democracia" e espera que o trabalho da imprensa não seja condicionado.

Miguel Braga falava do caso de uma jornalista da CMTV que, em direto, se queixou de ver o seu trabalho condicionado durante a cobertura noticiosa das buscas ao FC Porto.

"Aqui refiro-me à jornalista Tânia Laranjo, que o afirmou em direto. Disse que ela e o reporter de imagem tiveram de abandonar o local onde estavam por, enfim, alguns comentários e ameaças de elementos afetos aos Super Dragões. Estou a referir-me ao que ela disse em direto. E todos nos lembramos das imagens absolutamente lamentáveis do tal empresário ligado ao FC Porto e da tentativa de agressão a um jornalista que ficou gravada, apesar de alguns elementos do FC Porto terem dito que não viram nada, mas todos vimos as imagens na televisão", comentou Miguel Braga.

O porta-voz do Sporting aludiu ao caso do empresário que é suspeito de agressão a um reporter de imagem da TVI após um jogo do FC Porto em Moreira de Cónegos que, recentemente, conheceu desenvolvimentos. A Procuradoria-Geral Regional do Porto refere que o arguido está acusado de ofensa à integridade física qualificada, atentado à liberdade de informação e dano com violência.

Em relação às buscas à SAD portista, Miguel Braga diz que o Sporting aguarda pelos desenvolvimentos e espera que as investigações não se arrastem no tempo.

"O Sporting é a favor da transparência no futebol português e, confiando e acreditando na nossa Justiça, penso que este é o caminho de limpeza necessária que o futebol português precisa, seja a Norte ou seja a Sul. É um passo fundamental para o tal processo de credibilização do futebol português, e só com estas ações da Justiça será possível separar o trigo do joio pois, de outra forma, estará tudo dentro do mesmo saco".

O responsável pela Comunicação do Sporting insistiu que faz votos de que a Justiça possa atuar com máxima "celeridade" possível no âmbito deste caso para não se andar a falar de casos "durante anos e anos".