O Sporting tem vindo a sofrer vários golos e os alarmos tocam em Alvalade, com Rúben Amorim a procurar a fórmula ideal para manter a baliza de Antonio Adán mais protegida do que tem acontecido. Para Diamantino Miranda, antigo internacional português, a saída de João Palhinha de Alvalade pode ajudar a explicar o atual rendimento defensivo dos leões.
"A discussão tem andado à volta do Sporting estar a defender mal. O problema é mais organizacional neste momento do que propriamente de um jogador ou de outro", comenta Diamantino Miranda, sublinhando que não tem visto a discussão tocar no ponto da saída de João Palhinha.
"O único problema que eu vejo e não vi ainda ninguém discutir", salienta o ex-futebolista, realçando que, a seu ver, a justificação para o Sporting estar a defender "mal" está no facto de não ter um João Palhinha para ajudar a fechar os caminhos para a baliza verde e branca.
"O Sporting está a defender mal neste momento porque lhe falta um jogador que era Palhinha. Esse é o grande problema do Sporting estar a defender mal", identifica Diamantino Miranda, que falava em declarações no canal de televisão CMTV.
Por outro lado, o antigo jogador português refere que acredita mesmo que o leão teria vencido na abertura do campeonato em Braga, se tivesse João Palhinha em campo.
"Dentro da subjetividade toda do que eu vou dizer, com o Palhinha em campo o Sporting não tinha empatado aquele jogo", atira Diamantino Miranda, destacando vários elogios para o atleta internacional português que o Sporting vendeu para a Premier League.
"A estabilidade que Palhinha dava, a cobertura que dava aos centrais, vamos ver nos próximos jogos", avisa Diamantino Miranda, realçando, por exemplo, que jogadores com menos experiência poderão sentir mais a falta de João Palhinha.
"Vamos ver se não é Gonçalo Inácio que vai sentir mais a falta de Palhinha ali na sua frente", indica Diamantino Miranda numa análise ao rendimento defensivo do Sporting agora sem João Palhinha.
O centrocampista internacional português, recorde-se, foi vendido para o Fulham, de Inglaterra, nesta janela de transferências a troco de 20 milhões de euros.
João Palhinha assinou um contrato de cinco épocas válido com o emblema londrino, que é comandado por Marco Silva, antigo treinador do Sporting.
Nos 'cottagers' o médio, de 26 anos, vai tendo a sua primeira experiência fora do futebol português, depois de vários anos ligados ao Sporting desde a formação até à equipa principal.