Sporting e Benfica são os dois representantes nacionais na Liga dos Campeões mas, se os leões têm o destino praticamente traçado, depois da goleada sofrida na primeira mão dos oitavos de final, em Alvalade (5-0), frente ao Manchester City, as águias vão a Amesterdão com tudo em aberto depois do empate no primeiro jogo, na Luz (2-2).
O emblema treinado por Rúben Amorim segue para o Etihad Stadium, em Manchester, na certeza de que os 5-0 de Alvalade deixam pouca margem de manobra ao campeão nacional, até porque do outro lado está a formação treinada por Pep Guardiola, que tem vindo a 'despachar' adversário atrás de adversário seja na Liga dos Campeões, no campeonato inglês ou em outras provas onde entra em ação.
Manuel Fernandes, figura destacada do Sporting, entende que este Manchester City está no lote das equipas mais fortes do mundo e lamenta que o leão tenha nesta edição da Liga dos Campeões enfrentado algumas das equipas mais poderosas da atualidade.
De resto, o antigo avançado internacional português lembra que até o Ajax, dos Países Baixos, que mediu forças contra os leões na fase de grupos e goleou a turma de Alvalade, jogava um futebol de alto gabarito; coisa que agora não identifica nos pupilos orientados por Erik ten Hag.
"O Sporting apanhou o Ajax na melhor forma de sempre. O Ajax hoje está muito abaixo do que estava naquela altura em termos físicos", afirmou Manuel Fernandes, assegurando que sabe o que está a dizer, pois tem vindo a acompanhar as performances da formação de Amesterdão.
"Eu tenho visto os jogos do Ajax", garantiu o antigo avançado internacional português, que se destacou ao serviço dos leões, sustentando ainda que espera que o conjunto treinado por Rúben Amorim possa dar uma boa resposta na visita a Manchester para jogar contra o City, de Pep Guardiola.
"O [Manchester] City é diferente. Não deixa qualquer equipa respirar", argumentou Manuel Fernandes, em declarações na Sporting TV, esperando que o conjunto lisboeta possa "dignificar" as cores leoninas e nacionais na Liga dos Campeões.
Manuel Fernandes acredita que Rúben Amorim vai lançar em campo uma equipa com capacidade para "dignificar o Sporting e o futebol português" na alta roda europeia.
O Sporting ultrapassou a fase de grupos da prova milionária, deixando pelo caminho o Borussia Dortmund, da Alemanha, e o Besiktas, da Turquia, sendo que o agrupamento foi vencido pelo Ajax, dos Países Baixos.