Prolongamento
Sondagem revela que maioria dos inquiridos vê Rui Pinto como herói
2020-09-18 11:50:00
Inquérito realizado pela Intercampus para o Jornal de Negócios e Correio da Manhã

A empresa de sondagens Intercampus realizou um inquérito para perceber o que pensa a população em relação a Rui Pinto, que está a ser julgado no Campus de Justiça num processo contra a Doyen (fundo de investimento desportivo).

No inquérito realizado para o Jornal de Negócios e Correio da Manhã, a Intercampus percebeu que 53,1 por cento dos participantes olha para Rui Pinto como um herói.

Ideia contrária têm 19,2 por cento das pessoas que responderam a esta sondagem. Para esses, Rui Pinto é tido por 'vilão'.

Das pessoas consultadas, 87,6 por cento entendem que a justiça portuguesa deveria socorrer-se dos conhecimentos do autor dos casos Football Leaks e Luanda Leaks para realizar o seu trabalho.

Porém, 6,5 por cento têm uma ideia contrária em relação ao denunciante português. 

Das perguntas feitas pela Intercampus sobra ainda outro dado que dá conta de que 81,6 por cento dos inquiridos não confia que os tribunais consigam condenar os arguidos no processo BES.

Rui Pinto, de 31 anos, responde por um total de 90 crimes: 68 de acesso indevido, 14 de violação de correspondência, seis de acesso ilegítimo, visando entidades como o Sporting, a Doyen, a sociedade de advogados PLMJ, a Federação Portuguesa de Futebol e a Procuradoria-Geral da República, e ainda por sabotagem informática à SAD do Sporting e por extorsão, na forma tentada.

Nos últimos tempos, o denunciante tem estado em liberdade, ainda que sob vigilância das autoridades para sua proteção. 

Rui Pinto está neste sistema “devido à sua colaboração” com a Polícia Judiciária e ao seu “sentido crítico”.

Pinto está, por questões de segurança, inserido no programa de proteção de testemunhas em local não revelado e sob proteção policial.

Fica técnica:

Universo da sondagem: População portuguesa, com 18 e mais anos de idade, eleitoralmente recenseada, residente em Portugal Continental. Amostra: A amostra é constituída por n=614 entrevistas, com a seguinte distribuição proporcional por Género, Idade e Região: 292 homens; 322 mulheres. Idades: 132 entre 18 a 34 anos; 225 entre 35 a 54; e 257 com 55 ou mais anos. Regiões: Norte com 230 entrevistas; Centro com 143; Lisboa com 167; Alentejo com 46; e Algarve com 28. Seleção da amostra: Através da geração aleatória de números de telefone fixo / móvel. Os trabalhos de campo decorreram de 04 a 09 de Setembro de 2020. Margem de Erro: O erro máximo de amostragem deste estudo, para um intervalo de confiança de 95%, é de mais ou menos 4,0%. Taxa de resposta: 63%.