Prolongamento
"Soares Dias sem condições para apitar clubes de Lisboa, desde ameaça da claque"
2022-03-04 10:00:00
Ex-vice-presidente do Benfica diz que sorriso de Conceição deve-se ao árbitro

Chegou o fim de linha para Artur Soares Dias em jogos em que participem clubes da Associação de Futebol de Lisboa. Essa é, pelo menos, a ideia defendida por João Braz Frade, antigo vice-presidente do Benfica, sustentando que o clássico entre Sporting e FC Porto revelou que o árbitro da Associação de Futebol do Porto não reúne condições, a seu ver, para dirigir partidas em que sejam intervenientes emblemas da capital. 

João Braz Frade aponta para um episódio ocorrido há alguns anos, na cidade da Maia, para dar corpo a esta sua ideia. Na altura, foi invadido o centro de treinos onde Artur Soares Dias estava a preparar-se para os jogos que iria dirigir. Na ocasião, a PSP foi mesmo chamada ao local e Artur Soares Dias apresentou queixa contra desconhecidos.

Após esse episódio, recorde-se, o Conselho de Arbitragem reuniu de emergência, contando a reunião, nessa altura, com José Fontelas Gomes, o próprio Artur Soares Dias e outras figuras da arbitragem.

O tempo foi passando mas, para João Braz Frade, Artur Soares Dias não conseguiu ultrapassar o 'trauma' que essa visita de adeptos, que o árbitro não conseguiu identificar, lhe causou.

"Reparei que o Sérgio Conceição estava todo sorridente e contente. Já ganhou ao Benfica e ao Sporting tanta vez. Não é por isso. Depois lembrei-me que ele entrou com aquele sorriso no campo por ser apitado pelo Artur Soares Dias. Só tinha razões para estar a rir", afirmou o antigo vice-presidente encarnado.

No mesmo sentido, João Braz Frade considera que o árbitro da Associação de Futebol do Porto "realmente virou o jogo", em Alvalade, na passada quarta-feira.

E João Braz Frade foi mais longe ao determinar que se percebe que Artur Soares Dias não tem condições para apitar jogos das equipas lisboetas, nas competições nacionais.

"Tenho que dizer isto. Não era justo não o dizer. Penso que o Artur Soares Dias desde que foi ameaçado no centro de estágios [na Maia] pela claque do FC Porto ficou sem condições de apitar clubes de Lisboa", defendeu João Braz Frade.

Por outro lado, o antigo vice-presidente do clube da Luz destacou ainda, em declarações na CMTV, que vê a nomeação de Artur Soares Dias para jogos de formações da capital como algo "ridículo".

"Acho ridículo e disparatado", declarou João Braz Frade, lamentando as opções que o Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol tem tomado.

"Parece que não há árbitros em Leiria, Évora, Algarve", salientou ainda o antigo vice-presidente do emblema lisboeta, desagradado com a performance que o árbitro portuense apresenta nos últimos tempos.