O Benfica goleou o Santa Clara (5-0), nos Açores, e ficou confortavelmente à espera do clássico entre Sporting e FC Porto. Terminada a partida em Alvalade, as águias foram dormir com quatro pontos de vantagem sobre os rivais, dobrando a vantagem com que tinham entrado nesta quinta jornada.
A goleada esconde as dificuldades que o Benfica passou na primeira parte, com o marcador a assinalar 1-0 ao intervalo. E estava ainda tudo a zero quando ocorreu um lance que tem dado que falar e que promete animar as conversas ao longo da semana, com o guarda-redes Odisseas Vlachodimos a derrubar Mansur logo à saída da área encarnada.
O guardião do Benfica foi admoestado com o cartão amarelo, mas o Santa Clara pediu o vermelho. “Há dois lances para penálti”, afirmou no final o treinador da formação açoriana, Daniel Ramos, juntando também um lance ao minuto 35, quando Cryzan “é tocado na área”.
Ao comentar o lance de Odisseas Vlachodimos, Fernando Mendes, antigo jogador do Benfica (e confesso adepto do Sporting), considerou que o guarda-redes devia ter visto o vermelho direto. O ex-defesa ‘poupou’ o árbitro Rui Costa, mas questionou o que estava a fazer Artur Soares Dias, por muitos considerado o melhor árbitro português, ao exercer funções nessa partida como videoárbitro.
“Artur Soares Dias está no VAR e não vê isto? Se calhar o Artur Soares Dias já fuma. Largou a casota onde está e foi fumar um cigarrinho. Tal como digo que o Porro devia ter sido expulso [no Sporting-FC Porto], há um penálti claro a favor do Santa Clara e o Odisseas tem que ser expulso. Já andam por aí com uma série de teorias que é inacreditável, mas o Odisseas dá uma porrada no jogador do Santa Clara e tem que ser expulso”, afirmou.
Lamentando a “ligeireza” com que “os jogadores e o treinador do Santa Clara e abordaram esse assunto”, quase que pedindo desculpa por reclamarem uma grande penalidade contra o Benfica, Mendes acusou a arbitragem de ‘decidir’ campeonatos, durante o comentário na CMTV.
“O nosso futebol tem excelentes jogadores e excelentes treinadores, os árbitros são uma porcaria, não prestam para nada. E continuo a dizer que há muitos jogos e muitos campeonatos que foram ganhos com influência direta dos árbitros. Seja Benfica, seja FC Porto, seja Sporting. E são sempre os mesmos. Temos árbitros que não prestavam para nada e andam agora no videoárbitro”, disparou.
O ex-jogador do Benfica fez questão de realçar que a sua análise ao lance de Odisseas Vlachodimos em nada fere a “justiça” com que o Benfica lidera o campeonato, com uma confortável vantagem de quatro pontos quando estão disputadas apenas cinco jornadas. E alertou que já há um “floreado” a apontar a formação encarnada como campeã antecipada.
“O Benfica tem ganho os jogos todos e bem, apesar de alguns casos, e está com toda a justiça no primeiro lugar. Mas, apesar de ser confortável, não vou assim com o floreado todo que já andam por aí a dizer. Parece que Sporting e FC Porto já podem sair do campeonato que o Benfica vai por aí fora e nunca mais para. É um floreado um bocado excessivo”, sustentou.
Mendes lembrou o exemplo do ano passado, quando o Benfica também teve um bom arranque, com goleadas pelo meio: “É muito floreado. Este campeonato está muito idêntico ao do ano passado. O Benfica tem bons jogadores, tem melhor equipa do que na última temporada, mas é muito cedo ainda”.
Para reforçar a ideia, o antigo internacional português lançou ainda o exemplo de Darwin, com o “floreado” recente a apontar o internacional uruguaio ao poderoso Bayern Munique, um dos adversários do Benfica no Grupo E da Liga dos Campeões.
“Darwin é um jogador com qualidade, daí ao que querem fazer dele neste momento... Ainda há dias davam o Darwin como possível substituto do Lewandowski no Bayern Munique. Calma! É um excelente jogador, o Benfica pode ganhar muito dinheiro com este miúdo, mas não comecem com isto outra vez”, apelou.
“Volto a dizer que o Benfica está em primeiro com toda a justiça. Tem mais soluções, está a jogar bem, mas a equipa está muito idêntica à da época passada, também esteve uma série de tempo em primeiro lugar. Tirando o PSV, ainda não houve quem os metesse à prova, mas o Benfica não tem culpa disso. Tem ganho e está em primeiro lugar com toda a justiça”, concluiu Fernando Mendes.