Prolongamento
Snowden ‘endeusado’ na Web Summit, Ana Gomes (revoltada) lembra Rui Pinto
2019-11-05 10:15:00
“Isto é tragicamente verdade”, escreve, num comentário a duas realidades diferentes de dois denunciantes

“Como portuguesa sinto vergonha da prisão de Rui Pinto”, escreve Ana Gomes, num comentário a uma publicação, no Twitter, na qual se destaca o facto de Edward Snowden participar na Web Summit, evento organizado no país que mantém detido outro denunciante.

“O país que organiza a Web Summit e permite a intervenção de denunciantes como Edward Snowden é o mesmo país que detém Rui Pinto”, refere a publicação, com uma imagem onde se lê “libertem Rui Pinto”.

“Isto é tragicamente verdade”, replica Ana Gomes, que se diz “envergonhada”, como portuguesa.

“Como portuguesa sinto vergonha da detenção de Rui Pinto, denunciante do Football Leaks. Escandalosamente, nenhum caso de corrupção, sonegação de impostos, lavagem de dinheiro que ele expôs está a ser investigado. A Web Summit também deve exigir Justiça em Portugal”, realça ainda a ex-eurodeputada.

Edward Snowden, um dos nomes mais aguardados do dia de arranque da Web Summit, abordou a temática da privacidade de dados, ontem.

Numa intervenção em vídeo, a partir da Rússia, o ex-administrador de sistemas da CIA e da NSA, que tornou públicos detalhes de vários programas que constituem o sistema de vigilância global daquela agência, defendeu que “não são os dados privados que estão a ser explorados, mas as pessoas”.