Prolongamento
"Será que o FC Porto não tem poder negocial? Não acredito. Conheço aquela casa"
2021-11-17 13:00:00
"No Bayern, o Tolisso custou 41 milhões, mas vai sair a custo zero", lembra Maniche

A questão dos jogadores que têm saído a custo zero do FC Porto esteve em debate no canal 11 da Federação Portuguesa de Futebol e foi aí que Maniche, antigo centrocampista dos azuis e brancos, deixou a sua opinião relativamente a esta realidade que tem decorrido nos últimos anos no emblema liderado por Pinto da Costa. "O histórico do FC Porto não é positivo mas temos de tirar algumas ilações sobre o mesmo", adiantou.

Para o antigo médio campeão europeu pelo FC Porto e vencedor da Taça UEFA com José Mourinho, e de uma Taça Intercontinental, é necessário colocar algumas questões para se perceber o que leva a que tais situações ocorram. "Será que o FC Porto não tem poder negocial? Será que o FC Porto não tem capacidade para convencer o jogador? Eu não acredito devido ao facto de conhecer aquela casa, devido ao facto do relecionamento que os jogadores têm com o seu treinador e a influência do mesmo perante a estrutura. Vejo mais outros fatores que não são esses", disse Maniche.

Na ideia do antigo centrocampista dos portistas "a vontade do jogador" tem um papel fundamental no processo negocial, ou na ausência deste. "Será que a vontade do jogador é ficar no FC Porto? Não sei".

Mas Maniche estabelece outras situações. "É preferível para o jogador e para o agente que o jogador possa sair a custo zero do que renovar e a transferência venha a ser partilhada entre os próprios clubes. Por isso, há aqui muitas influências".

Em todo o caso, Maniche realça que tais situações não ocorrem apenas no FC Porto e lembra que até em clubes de primeira linha europeia isto acontece.

"Não esquecendo também que há aqui outros clubes na mesma situação onde isso acontece. Recordo que no Bayern o Tolisso custou 41 milhões ao Bayern, mas vai sair a custo zero. Por isso, acontece em todo o lado. Depende da vontade do jogador".

No caso de Mbemba, que está em final de contrato, Maniche refere ainda que o emblema liderado por Pinto da Costa pode não estar interessado na renovação, até porque há pouco tempo renovou com outros jogadores. "O FC Porto renovou com o Sérgio Oliveira. Quanto custou essa renovação? E a do Otávio?".

Para o antigo internacional português, a não renovação de alguns jogadores já aconteceu porque os atletas, quando chegam perto do final de contrato, pretendem renovar por valores que a realidade portuguesa não consegue acompanhar.

"Já aconteceu com o Herrera. Brahimi pediu igual. O jogador não quer. E depois vem o empresário e diz para não assinar. E o FC Porto diz que não tem capacidade para tal".