Close Menu
  • Portugal
  • Grande Futebol
  • Prolongamento
  • Jogo do Povo
  • Motores
  • Modalidades
Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram RSS
Bancada | Tudo Menos FutebolBancada | Tudo Menos Futebol
  • Portugal

    Fernando Pimenta: Resiliência e força de aço em português

    26/02/2026

    Por que é que a pontuação no ténis é 15, 30, 40?

    23/02/2026

    Histórico! Portugal bate potência no andebol e segue para ‘main round’ em primeiro

    20/01/2026

    Padel: As regras básicas de serviço e paredes

    07/01/2026

    Carlos Lopes, o primeiro campeão Olímpico português

    07/01/2026
  • Grande Futebol

    O que separa as lendas das equipas que ficam pelo caminho no Mundial

    10/04/2026

    O 11 de craques que falha o Mundial 2026

    02/04/2026

    Português Rodolfo Leirião conquista bicampeonato saudita

    27/03/2026

    Os 7 melhores treinadores do FC Porto de sempre

    11/03/2026

    Os 7 melhores treinadores do Benfica de sempre

    26/03/2025
  • Prolongamento

    O que separa as lendas das equipas que ficam pelo caminho no Mundial

    10/04/2026

    “Já que estou na Premier League quero continuar a quebrar barreiras”

    25/03/2026

    Preços “exorbitantes” dos bilhetes para o Mundial geram queixa contra a FIFA

    24/03/2026

    “O Bodo/Glimt correu mais, mas o Sporting correu melhor”

    19/03/2026

    Seis em cada dez faculdades em Portugal não têm instalações para prática desportiva

    18/03/2026
  • Jogo do Povo

    Mortágua. Entre sofás e colchões até ser outra vez ‘domingo’

    16/12/2025

    S. João Ver. A bola dá tanto e nunca questiona nada

    06/12/2025

    Pêro Pinheiro. Na relva entregam-se tronos, no balneário moldam-se herdeiros

    11/10/2025

    Faróis do carro a dar luz e treinos no estacionamento no engenho do Eurico

    13/06/2024

    Peniche. Nem tudo que vem à rede é peixe

    29/05/2024
  • Motores

    Fórmula 1 horário Portugal: GP de F1 do Miami 2026 – hora portuguesa

    10/04/2026

    Oliver Bearman, a arquitetura da precocidade adaptativa

    07/04/2026

    Oscar Piastri, o algoritmo da eficiência implacável

    01/04/2026

    Pierre Gasly, a alquimia da persistência sobre rodas

    30/03/2026

    “Quando corremos em casa, a ambição é sempre obter o melhor resultado possível”

    27/03/2026
  • Modalidades

    Sem luvas e 7 horas de combate: a era em que o boxe era um teste de sobrevivência

    10/04/2026

    O dia em que Wilt Chamberlain marcou 100 pontos na NBA e ninguém viu

    09/04/2026

    Maior competição multidesportiva universitária leva 1500 atletas a Viseu

    09/04/2026

    O que significa a camisola amarela no ciclismo? O guia das cores das Grandes Voltas

    06/04/2026

    Europeu de trampolins: Portugal em busca do ouro

    31/03/2026
Bancada | Tudo Menos FutebolBancada | Tudo Menos Futebol
Início » Seis em cada dez faculdades em Portugal não têm instalações para prática desportiva
Prolongamento

Seis em cada dez faculdades em Portugal não têm instalações para prática desportiva

RedaçãoPor Redação18/03/2026Updated:18/03/20266 Mins Leitura
Facebook Twitter LinkedIn Reddit Telegram Email
Partilhar
Facebook Twitter LinkedIn Telegram Reddit Copy Link Email

A FADU – Federação Académica de Desporto Universitário apresenta o “Estudo de Diagnóstico do Desporto Universitário nas Instituições de Ensino Superior em Portugal”. Este documento revela carência estrutural severa, dependência crítica de parcerias externas, défice de financiamento e desalinhamento com as melhores políticas europeias de promoção do Desporto e de saúde mental da população estudantil.

De acordo com o “Estudo de Diagnóstico do Desporto Universitário nas Instituições de Ensino Superior em Portugal”, apresentado no ISCTE, em Lisboa, 61% das Instituições de Ensino Superior não dispõem de instalações desportivas e 89% das instituições estão dependentes de parcerias externas para a prática desportiva.

Em suma, este levantamento setorial enquadra a realidade da prática desportiva nas universidades e evidencia uma realidade “estruturalmente muito desafiante para a prática desportiva no ensino superior português, aconselhando uma nova visão e implementação de medidas de apoio urgentes”.

Universidades dependem de parcerias para a prática desportiva

O estudo conclui que 61% das Instituições de Ensino Superior (IES) não dispõem de instalações desportivas próprias. Ao mesmo tempo, 89% das instituições estão dependentes de parcerias externas para que possam garantir a prática desportiva regular aos seus estudantes.

Em consequência, esta carência traduz-se em constrangimentos logísticos relevantes, como a escassez de horários disponíveis e a degradação de espaços utilizados, limitando a capacidade de resposta à procura crescente por atividade física no contexto académico, com impacto direto na experiência e na saúde da população universitária.

“Estamos perante um cenário muito preocupante, que evidencia um atraso estrutural significativo do desporto universitário português face a outras realidades europeias. Se queremos que o desporto seja realmente parte da experiência académica e uma ferramenta de promoção da saúde e do sucesso dos estudantes, é indispensável criar melhores condições de acesso e investimento nas instituições”, afirmou Diogo Braz, presidente da FADU, na sessão oficial de apresentação.

Na ocasião, a secretária de Estado do Ensino Superior, Cláudia Sarrico, destacou a importância do estudo enquanto instrumento de apoio à decisão política: “Eu acho que é muito boa ideia porque para políticas públicas temos que ter sempre dados. Temos que ter evidência. E eu sei que a FADU tem vindo a realizar um grande trabalho nesta área e tem incrementado o volume e isso são boas notícias.”

A governante sublinhou ainda a evolução positiva da prática desportiva no ensino superior, defendendo uma leitura equilibrada dos resultados: “O facto de termos cada vez mais jovens universitários a fazer desporto […] nós podemos olhar um bocadinho para o copo meio cheio ou meio vazio. Eu gosto sempre de olhar para o copo meio cheio. Há algumas coisas a fazer, mas, por outro lado, também nos devemos congratular com o que já temos.”

Relativamente à ausência de infraestruturas próprias em muitas instituições, considerou prioritário garantir o acesso à prática desportiva, independentemente do modelo adotado: “Devo dizer, por exemplo, relativamente a não haver infraestruturas desportivas próprias, isso não me preocupa tanto. O que eu acho é que deve haver acesso e, quando não há acesso, é ver se isso passa por infraestruturas próprias ou por colaboração […] Temos que pensar sempre que operamos em rede e em colaboração.”

Cláudia Sarrico acrescentou ainda que o estudo deve servir como base para futuras melhorias no sistema: “Acho que temos que também agora utilizar o estudo como ponto de partida para ver o copo meio cheio e o que é que podemos ainda fazer para melhorar a situação.”

Promovido pela FADU, o estudo teve como objetivo realizar um diagnóstico aprofundado sobre o estado do desporto universitário no país, analisando dimensões como infraestruturas, financiamento, recursos humanos e impacto no bem-estar estudantil.

A investigação adotou uma abordagem quantitativa, de natureza exploratória e descritiva, baseada num inquérito por questionário estruturado dirigido a entidades responsáveis pela gestão desportiva no ensino superior, tendo sido recolhidas 72 respostas provenientes de clubes universitários, associações académicas e instituições de ensino superior, com predominância do setor público.

O diagnóstico apresenta uma forte representatividade nacional, envolvendo 76 clubes desportivos universitários — cerca de 70% do universo de clubes da FADU —, com respostas provenientes de 16 distritos do território continental e das duas regiões autónomas, representando instituições onde estudam aproximadamente 75% dos 456 mil estudantes inscritos no ensino superior português.

O sub-financiamento

Entre as principais conclusões destaca-se também a perceção generalizada de subfinanciamento público, com a realidade do apoio estatal ao desporto universitário, numa escala de 1 a 5, a ser classificado com uma média de apenas 2,32 pontos.

Este cenário impacta diretamente a capacidade das instituições para construir ou requalificar instalações, bem como contratar técnicos especializados, agravando as limitações existentes no sistema.

Em termos globais, apenas 46% dos inquiridos apresentou algum nível de satisfação com o financiamento público do desporto universitário.

A defesa da prática desportiva e da saúde mental dos estudantes

Paradoxalmente, os responsáveis institucionais reconhecem de forma muito significativa (87%) a relevância do desporto para a experiência académica e para a saúde mental dos estudantes.

O estudo evidencia um elevado consenso quanto ao papel da atividade física na integração social e na redução do stress académico, sublinhando, contudo, um claro desfasamento entre o reconhecimento estratégico desta importância e a prioridade efetivamente refletida nos orçamentos e planos institucionais.

Este paradoxo torna-se ainda mais evidente quando comparado com outros contextos europeus.

Enquanto em Portugal 61% das instituições não dispõem de instalações desportivas próprias, em países como Espanha mais de 90% das universidades públicas possuem complexos desportivos próprios, frequentemente geridos pelos respetivos serviços de desporto universitário.

Também ao nível do financiamento existem diferenças relevantes: em vários países europeus, como França ou Alemanha, o desporto universitário está integrado nos serviços de ação social e beneficia de dotações públicas diretas, refletindo uma visão estratégica que encara o desporto como instrumento de promoção da saúde e do bem-estar estudantil.

“Portugal reconhece quase de forma unânime o contributo do desporto para a saúde mental dos estudantes — com uma valorização próxima do nível máximo — mas continua a ser um dos países europeus com menor investimento em infraestruturas próprias no ensino superior. Este é um paradoxo que precisa de ser enfrentado com políticas públicas mais consistentes”, acrescentou Diogo Braz.

Medidas necessárias

Paralelamente, o estudo evidencia também a necessidade de reforçar as políticas públicas de apoio ao Desporto Universitário, nomeadamente através da criação de linhas de financiamento específicas para infraestruturas desportivas, maior integração do desporto nos modelos de financiamento do ensino superior e reforço do investimento em recursos humanos especializados e programas de prática desportiva para estudantes.

“Para a FADU, este diagnóstico constitui uma ferramenta essencial de conhecimento e de advocacy institucional, permitindo sustentar a necessidade de políticas públicas mais robustas para o setor. A federação defende a criação de linhas de financiamento específicas para infraestruturas desportivas no ensino superior, bem como a integração formal do desporto nos modelos de financiamento base das instituições, garantindo o acesso universal à prática desportiva enquanto instrumento de saúde, sucesso académico e desenvolvimento integral dos estudantes”, termina Diogo Braz, presidente da FADU.

Desporto Universitário
Partilhar Facebook Twitter LinkedIn Telegram Reddit Copy Link Email
Redação

PARA SI

O que separa as lendas das equipas que ficam pelo caminho no Mundial

10/04/2026

Maior competição multidesportiva universitária leva 1500 atletas a Viseu

09/04/2026

“Já que estou na Premier League quero continuar a quebrar barreiras”

25/03/2026

Preços “exorbitantes” dos bilhetes para o Mundial geram queixa contra a FIFA

24/03/2026

“O Bodo/Glimt correu mais, mas o Sporting correu melhor”

19/03/2026

João Palhinha: “O momento mais importante da minha carreira foi o título com o Sporting” (vídeo)

17/03/2026
Últimas Notícias

O que separa as lendas das equipas que ficam pelo caminho no Mundial

10/04/2026

Sem luvas e 7 horas de combate: a era em que o boxe era um teste de sobrevivência

10/04/2026

Miguel Cristóvão pronto para o início da temporada

10/04/2026

Fórmula 1 horário Portugal: GP de F1 do Miami 2026 – hora portuguesa

10/04/2026
Veja também
Grande Futebol

O que separa as lendas das equipas que ficam pelo caminho no Mundial

Por Redação10/04/2026

A dois meses do arranque do Mundial 2026, analisamos o ADN histórico das seleções que…

Grande Futebol

O 11 de craques que falha o Mundial 2026

Por Redação02/04/2026

O alargamento do Campeonato do Mundo para 48 seleções prometia incluir todas as grandes figuras…

Bancada | Tudo Menos Futebol
Facebook Instagram RSS
  • Contactos
  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica
  • Depositphotos
Copyright © 2026 Bancada

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.