Prolongamento
"Se todos forem como eu, preferem perder 5-0 assim do que empatar com FC Porto"
2022-02-16 09:50:00
Ex-dirigente leonino diz aos dragões que "acabou" o tempo dos "cafés com leite" e "de compras e vendas de árbitros"

A temporada do Sporting tem sido marcada por altos e baixos. Se é verdade que já repousam dois troféus no museu verde e branco, relativos à conquista da Supertaça Cândido de Oliveira e da Taça da Liga, é indesmentível também que a nível europeu a temporada leonina é de sucesso, com a qualificação para os oitavos de final da mais importante prova europeia de clubes do 'velho continente'. Porém, a Champions League tem sido também palco de algumas goleadas sofridas pelo conjunto orientado por Rúben Amorim.

O Sporting foi goleado em casa perante o Ajax, ainda na fase de grupos, mas esse desaire pesado não impediu os leões de avançarem para uma fase mais adiantada da competição, ultrapassado um grupo que contava com o Borussia Dortmund. Os germânicos ficaram pelo caminho.

Agora, o Sporting foi derrotado por 5-0 diante do Manchester City, de Pep Guardiola, mas isso não apaga a caminhada verde e branca de sucesso, aos olhos dos adeptos e ex-dirigentes.

Henrique Monteiro é um deles e determina este antigo diretor leonino que prefere perder por goleada contra os britânicos do Manchester City do que empatar a duas bolas frente ao FC Porto, como aconteceu recentemente no Estádio do Dragão, num embate que terminou com desacatos.

"Se todos os adeptos forem como eu, preferem perder 0-5 assim do que empatar 2-2 com o FC Porto do modo que empatámos", atirou Henrique Monteiro, numa frase que reflete bem o descontentamento deste ex-dirigente em relação aos acontecimentos que se verificaram no palco nortenho, em jogo do campeonato português.

A este respeito, o antigo dirigente do Sporting aproveita um artigo de opinião que assina no jornal A Bola para criticar o comportamento dos dirigentes do FC Porto.

"É bom que no FC Porto se saiba que há um tempo que acabou; o tempo dos cafés com leite, de compras e vendas de árbitros", afirmou Henrique Monteiro, já depois de fazer referências ao processo Apito Dourado.

Por outro lado, o antigo dirigente dos leões acredita que o processo Apito Dourado deixou uma marca de "suspeição" no futebol nacional e vê que só o FC Porto é que ainda não procurou novos caminhos.

"Ficou um ambiente de suspeição geral no futebol. Esse ambiente tem vindo a mudar, com destaque — digo-o com tanto orgulho como vejo ser a verdade — para o Sporting. O Benfica, desfazendo-se de Luís Filipe Vieira, seguiu, igualmente, um caminho mais correto. Só o FC Porto mantém os velhos hábitos e o velho presidente", referiu Henrique Monteiro.