Frederico Varandas é um presidente satisfeito com o trabalho que, em conjunto com a sua equipa diretiva, tem vindo a realizar no Sporting desde que, em 2018, saiu vencedor do ato eleitoral verde e branco, na sequência da saída de Bruno de Carvalho do cargo. O atual presidente destaca a importância dos projetos que tem conseguido implementar mas também, ao nível do futebol, as vitórias em campo.
"O Sporting foi construído por aqueles que olham para a frente com esperança, encarando as situações frontalmente e com realismo e que visionam um Sporting à frente do seu tempo. E fazem-no sem contornar as regras ou quebrar os seus princípios. Se o sistema está mal, lutamos contra o sistema, mesmo que em contracorrente", salienta o presidente do Sporting.
Em artigo que assina no Jornal do clube, nesta quinta-feira, Frederico Varandas refere ainda que nota diferenças naquilo que o emblema de Alvalade é hoje em comparação com o clube que encontrou quando assumiu a liderança do Sporting.
"Bastante diferente", reconhece Frederico Varandas, sublinhando o trabalho que vem fazendo há "1096 dias" como máximo responsável pela administração do Sporting.
Neste sentido, Frederico Varandas realça ainda que o caminho feito nem sempre tem sido com facilidade. "A sombra do ceticismo pairava sobre nós, a possibilidade de reerguer o clube num futuro próximo parecia uma quimera e a alteração do ciclo vicioso dos últimos 40 anos afigurava-se uma ilusão".
Mas passados estes anos, o balanço feito por Frederico Varandas é positivo, aos seus olhos. "Conquistámos em três anos tantos títulos no futebol como os nosso rivais somam em conjunto", aponta o presidente dos leões.
Além disso, o responsável pela emblema lisboeta recorda que quase 20 anos depois o Sporting voltou a ser campeão nacional de futebol, deixando para trás os rivais FC Porto e Benfica.
"Passados 19 anos fomos de novo campeões nacionais de futebol", sustenta, lembrando ainda que também ao nível das modalidades a sua presidência tem resultado em troféus para o museu do Sporting.
"Em três anos conquistámos variadíssimos títulos nas modalidades, dos quais dez europeus, o que representa mais de um quarto da totalidade (dez em 39 totais)".
O presidente do Sporting relata os sucessos alcançados em modalidades como futsal, hóquei e basquetebol, acabando também por lembrar que estes têm sido tempos marcados pelas limitações a vários níveis por causa da pandemia.
Varandas sublinha que tem cumprido um "longo caminho pela frente, com enormes desafios recente causados pela covid". Mas o saldo que faz acaba por ser, a seu ver, positivo.