A venda de Nuno Tavares para o Arsenal parece estar cada vez mais próxima de ser consumada. Tapado por Grimaldo na última temporada, o jovem lateral viu-se recentemente envolvido numa polémica quando surgiu num vídeo a dizer, a propósito do futuro profissional, “se não for no Benfica, é noutro sítio”.
Nuno Tavares viajou hoje para Inglaterra, de onde vão surgindo várias notícias sobre os valores envolvidos na transferência. Da parte do Benfica, ainda não há qualquer declaração. “Não sei, não tenho estado lá”, disse o presidente, Luís Filipe Vieira, quando questionado sobre a situação de Nuno Tavares, pela SIC.
Toni, um histórico do Benfica, não tem dúvidas: a saída é a melhor hipótese quer para Nuno Tavares, de forma a ter sucesso na carreira, quer para o Benfica, que ganha dinheiro com um elemento da formação que não se afirmou como imprescindível.
“A mudança vai ser benéfica para ele. Se continuasse no Benfica, ia estar sempre com o estigma, ainda para mais com estas últimas coisas que apareceram nas redes sociais. Penso que o tempo dele no Benfica se esgotou”, justificou o antigo jogador e treinador das águias.
No futebol inglês, o jovem lateral terá oportunidade de confirmar o seu potencial. O técnico que levou o Benfica ao título em 1988/89 e 1993/94 destacou a velocidade e a capacidade de cruzar do iminente reforço do Arsenal.
“Mesmo que tenha dificuldades de se assumir como titular, a mudança vai ser benéfica. Não me encheu o olho, mas deu-me sempre a ideia de que é rápido e cruza bem. Não é preciso ir à linha para cruzar, ele, com a qualidade técnica que tem, tem cruzamentos a uma distância grande que podem tornar-se muito perigosos”, sustentou.
Toni recordou ainda os exemplos, entre outros, de André Gomes, João Cancelo, Hélder Costa e Ivan Cavaleiro, produtos da formação vendidos pelo Benfica por 15 milhões de euros e que acabaram por vingar no estrangeiro.
“Lembram-se de uma fornada que saiu e que o Benfica vendia por 15 milhões? Eram jogadores que tinham o seu espaço fechado”, afirmou, juntando alguns casos mais recentes, como David Tavares, Gedson e Ferro, “jogadores que tiveram uma oportunidade e depois tiveram um ‘reverse’” na carreira.
“Por grande dinheiro saíram o João Félix e o Rúben Dias. Todos os outros estão a refazer as carreiras, umas que podem passar ainda pelo Benfica e outras que passam por vendas e empréstimos”, finalizou Toni.
Segundo a generalidade da imprensa britânica, Nuno Tavares, de 21 anos, vai assinar um contrato válido por quatro temporadas com o Arsenal, com mais uma de opção.
Os ‘gunners’ vão pagar oito milhões de euros ao Benfica pela transferência do lateral, mas o montante poderá chegar aos dez milhões, se forem atingidos determinados objetivos.
Na época passada, Nuno Tavares fez 25 jogos pelo Benfica. A estreia pela equipa principal ocorreu a 10 de julho de 2019, num particular com o Anderlecht (1-2). Chamado aos 46 minutos para o lugar de Grimaldo, o lateral fez a assistência para o golo de Chiquinho.