Prolongamento
"Se contrato FC Porto-SC Braga ficar assim, já se perdeu a vergonha completa"
2022-07-08 09:55:00
"Pensei que fossem fake news. Achei que era uma brincadeira. Depois é que percebi que era sério", diz Dias Ferreira

O FC Porto contratou David Carmo ao SC Braga por 20 milhões euros, ficando o emblema arsenalista habilitado a ganhar mais 2,5 milhões de euros por objetivos. Esse bónus cai na conta bancária do emblema minhoto, segundo alguma imprensa, à razão de 500 mil euros de cada vez que os azuis e brancos forem campeões com David Carmo no plantel.

Para o antigo presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sporting Dias Ferreira trata-se de uma situação pouco comum entre emblemas que disputam a mesma competição. Por isso, o antigo dirigente dos leões avisa que FC Porto e SC Braga estão a colocar-se a jeito para eventual 'falatório' no futuro.

"Dizem que são todos muito sérios mas estão-se a pôr a jeito. A mulher de César, por alguma razão se dizia, não podia ser só séria mas tinha também de parecer. Isto não me parece ser sério. Ponto final e parágrafo. Não me parece ser sério. Não é uma atitude séria", comentou Dias Ferreira.

De acordo com a ideia do advogado e antigo dirigente verde e branco "isto é contra a verdade desportiva que toda a gente traz na boca mas ninguém a pratica". "Ponto final e parágrafo", destacou o antigo presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sporting.

Ainda a este respeito, Dias Ferreira disse que quando tomou conhecimento dos contornos do negócio ainda pensou que se tratavam de "fake news".

"Pensei que fossem fake news. Achei que era quase uma brincadeira. Depois é que percebi que era sério. Isto não cabe na cabeça de ninguém", assumiu Dias Ferreira, que falava em declarações no canal de televisão A Bola TV.

Por outro lado, o antigo presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sporting realça que, sim, entende que este tipo de cláusula possa ser feita entre emblemas que não joguem na mesma competição. Porém, em clubes de um mesmo campeonato diz não entender que tal possa ser realizado.

"É vulgar fazer de um país para outro país. Se o Sporting vender um jogador ao Real Madrid e disser que de cada vez que o Real Madrid for campeão recebe uma mais-valia, não tem problema nenhum. Se estiverem numa competição europeia já se podem colocar algumas questões. Não é assim linear", explicou Dias Ferreira.

No entanto, o antigo presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sporting disse que não acredita que os jogadores do SC Braga e o clube possam facilitar a vida ao FC Porto no campeonato. Em todo o caso, diz, "são 500 mil euros".

"Os 500 mil euros não são uma fortuna nos números do futebol, mas são 500 mil euros. É uma coisa que não tem explicação", insistiu Dias Ferreira, aguardando por desenvolvimentos a este respeito.

"Eu estou convencido que isto não vai ficar assim. Se isto ficar assim, é porque já se perdeu a vergonha completa. Quero acreditar que foi o não pensar nas coisas", defendeu ainda Dias Ferreira.

David Carmo é central, tem 22 anos, e é o primeiro reforço garantido pelos dragões para a nova temporada. O defesa representava o SC Braga desde 2015.