O Benfica é líder do campeonato e segue com um futebol que tem vindo a entusiasmar as bancadas da Luz. Roger Schmidt chegou há pouco tempo mas, rapidamente, conseguiu passar a sua ideia de jogo, implementou o modelo pretendido e revitalizou alguns jogadores que estavam mais 'apagados' ou não tiveram lugar noutras épocas e estiveram emprestados.
Ao mesmo tempo, o técnico germânico recebeu alguns reforços, outros o Benfica não conseguiu contratar, mas António Figueiredo, antigo vice-presidente do clube da Luz, diz que entre o 'deve e haver' Roger Schmidt pode dar-se por satisfeito com os reforços que a administração liderada por Rui Costa deu ao técnico.
"O treinador tem que ter paciência porque já lhe foram feitas várias vontades. Não se pode dizer que tenha encontrado uma equipa 'toma lá estes jogadores e é com estes que tens de jogar'. Isso não aconteceu", afirma António Figueiredo, certo de que a direção benfiquista procurou na janela de transferências satisfazer as vontades do antigo técnico do PSV.
"Foram-lhe feitas diversas vontades de jogadores que gostava de ter", aponta António Figueiredo, que falava em declarações na rádio pública.
Em relação ao momento e contexto atual das águias, o antigo vice-presidente mostra-se satisfeito com o rendimento, até agora, dos comandados por Roger Schmidt.
"O Benfica tem estado a jogador um futebol alegre, um futebol simples", salienta António Figueiredo, não dando grande ênfase à liderança das águias nesta fase.
"O primeiro lugar à quarta jornada não é nada. É o princípio. Não é nada de determinante", sublinha o antigo dirigente do emblema da capital portuguesa.
Por outro lado, António Figueiredo deixa uma interrogação no ar a respeito do comportamento em campo dos jogadores. O antigo dirigente nota que a atitude competitiva dos atletas benfiquistas mudou em relação ao que foi nos últimos anos.
"Como é que não tiveram o mesmo empenho noutras ocasiões? Não há dúvida nenhuma que um treinador é muito importante e faz muito a equipa", disse António Figueiredo.
"Neste momento, acho que os benfiquistas estão todos satisfeitos e confiantes de que vamos ter uma época de bom futebol e com algumas alegrias desportivas", vaticinou o antigo vice-presidente do emblema lisboeta.
O Benfica é líder do campeonato tendo mais dois pontos que o SC Braga, que é segundo classificado, e mais três pontos que o FC Porto, que é terceiro. Quanto ao Sporting, que está na segunda metade da tabela, tem oito pontos menos que o líder e vizinho Benfica.