Nuno Saraiva garante que “o Benfica não foi sequer assunto” na chamada cimeira FC Porto x Sporting num hotel em Lisboa, ao contrário do que acredita Luís Filipe Vieira, antigo presidente encarnado.
Luís Filipe Vieira foi ouvido como assistente no âmbito do processo Football Leaks e admitiu que houve uma tentativa de quebrar a onda de vitórias do Benfica com a divulgação de emails.
Nuno Saraiva participou, enquanto representante do Sporting, numa reunião com representantes do FC Porto num hotel em Lisboa, em maio de 2017. Para além de Nuno Saraiva, Francisco J. Marques e Manuel Tavares (à época diretor geral da FC Porto Media) também participaram na cimeira.
Benfica foi assunto na cimeira FC Porto x Sporting?
Para os benfiquistas, tratava-se de uma reunião para combinar estratégias de comunicação entre Alvalade e Dragão no sentido de quebrar o domínio encarnado.
Contudo, Nuno Saraiva esclarece que esse não foi o motivo da reunião com Francisco J. Marques ( à época diretor de Comunicação e Informação do FC Porto), e Manuel Tavares.
“Não teve nada a ver com o Benfica”, começou por esclarecer Nuno Saraiva, realçando que apenas soube dos emails “no dia em que os emails foram para o ar”.

Assim, Saraiva justifica que nesse encontro entre representantes do Sporting e do FC Porto houve três objetivos.
“Um tinha que ver com a cedência de sinal televisivo”, justificou Nuno Saraiva, em declarações ao canal V+.
“O Benfica não foi sequer assunto. Posso garantir mesmo porque não foi. Só na cabeça de Luís Filipe Vieira”
Segundo o sportinguista recordou, na altura, “os diretores de Comunicação tinham responsabilidade nos canais de clube”.
“Um dos pontos da conversa foi a cedência de sinal dos jogos da equipa B quer na Academia de Alcochete quer no Olival, e dos jogos das modalidades no pavilhão João Rocha e no Dragão caixa”, esclareceu Nuno Saraiva.
Saraiva esclarece cimeira FC Porto x Sporting
Nesse sentido, o ex-responsável leonino diz que “o Benfica não foi sequer assunto”. “Posso garantir mesmo porque não foi. Só na cabeça de Luís Filipe Vieira e desse canal de televisão porque dava jeito, isso venderia papel. Enganaram-se algumas pessoas”, sublinhou Saraiva.
Por outro lado, “um outro tema tinha que ver a questão do reconhecimento dos títulos de campeão nacional”.
Por fim, Nuno Saraiva recordou que, na altura, as relações entre FC Porto e Sporting estavam cortadas e a cimeira visou uma aproximação. Saraiva disse que em Alvalade queriam saber “quais eram as condições para reatar relações institucionais”.
Luís Filipe Vieira, que liderou o Benfica durante duas décadas, compareceu em tribunal no âmbito do julgamento de Rui Pinto por causa de emails alegadamente roubados dos servidores eletrónicos da Luz.
O ex-presidente do Benfica diz que o clube foi muito afetado com o caso dos Emails. “Não tenho dúvidas nenhumas de que foi para desacreditar o Benfica e travar o clube. Em termos empresariais, fomos bastante prejudicados. Em termos desportivos, basta ver o condicionamento que fizeram aos árbitros”, disse Luís Filipe Vieira.