Prolongamento
"'São uns calimeros, coitadinhos' mas afinal sempre se passou alguma coisa"
2022-06-15 12:50:00
"Na altura, era tudo mentira, não se passou nada, ninguém viu nada", recorda antigo jogador de leões e dragões

O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) divulgou os castigos saídos na sequência dos incidentes ocorridos na garagem do Estádio do Dragão após o embate entre FC Porto e Sporting, em fevereiro, a contar para o campeonato, que terminou com empate dentro das quatro linhas. A queixa, recorde-se, tinha sido apresentada por Frederico Varandas, presidente dos leões.

Sérgio Conceição acaboi absolvido porque, segundo o CD da FPF "a prova produzida, se permite confirmar a presença do treinador da SAD visitada em local próximo do presidente da SAD participante, não permite uma clara e inequívoca determinação do teor das palavras por si eventualmente proferidas".

Porém, Vítor Baía, vice-presidente dos azuis e brancos e administrador da SAD, foi suspenso por 25 dias, enquanto que, o assessor de comunicação da equipa pricipal, Rui Cerqueira, viu o CD da FPF aplicar-lhe um castigo de 115 dias de suspensão, sendo que os azuis e brancos foram sancionados em 16.300 euros por conta de uma publicação nas redes sociais.

Fernando Mendes, antigo jogador de futebol de FC Porto e Sporting, entre outros clubes, entende que estes castigos acabam por revelar que, afinal, aconteceu algo na garagem do reduto portista.

"Prova que lhe [Frederico Varandas] roubaram o telefone, prova que lhe bateram na mão e, segundo se sabe, desapareceu a carteira. Na altura, recordo-me perfeitamente, que era tudo mentira, que não se passou nada. Ninguém viu nada. Recordo-me perfeitamente como se fosse hoje. 'São uns calimeros, estão sempre a chorar, coitadinhos'. Afinal, sempre se passou alguma coisa", reagiu Fernando Mendes.

Por outro lado, em relação aos castigos, o antigo futebolista diz que são dentro do quadro tradicional que se vai assistindo no futebol português.

"Quanto aos castigos é normal no futebol português. Isto são castigos normais do futebol português", afirmou, concretizando a sua ideia a respeito deste tema, em declarações na CMTV.

"Pouco, meiguinhos. Para o Rui Cerqueira e para o Miguel Braga que interessa? Não conta para nada. O Rui Cerqueira já nem fala. O que isso conta? [Miguel Braga] Deixa de falar?", questionou Fernando Mendes sobre um episódio que fez aumentar ainda mais a tensão entre FC Porto e Sporting nos últimos tempos.

Os dois emblemas lutaram nas duas últimas épocas pelo título de campeão nacional, sendo que na temporada 2020/21 levou a melhor a turma lisboeta.

Porém, na época 2021/22, o FC Porto acabou por conquistar o campeonato português, acrescentando ainda a vitória na Taça de Portugal, depois de afastar nas meias-finais o Sporting.