As revelações feitas por Rui Pinto no portal Football Leaks tem agitado o futebol internacional nos últimos anos mas também o desporto português e o especialista informático, arguido no âmbito do processo Doyen, toma posição agora relativamente às buscas efetuadas pelo Ministério Público quer às instalações da SAD do FC Porto, quer da residência de Pinto da Costa.
O presidente da sociedade que gere os destinos do futebol profissional dos azuis e brancos está na mira da justiça portuguesa por conta de negócios que terão sido realizados e que, para as autoridades, carecem de explicação, daí as buscas para que os investigadores tenham mais informações a respeito desses negócios.
Para Rui Pinto, o "esquema" dos "contratos fictícios" no emblema da Invicta já foi revelado no Football Leaks e o hacker publica mesmo artigos já divulgados no seu portal, anteriormente.
"Pedro Henriques, advogado de Nélio Lucas, foi o autor de vários dos contratos fictícios entre o FC Porto, a Vela Management de Nélio Lucas, e as sociedades de Pedro Pinho e Alexandre Pinto da Costa".
O 'pirata' informático Rui Pinto lembra, agora, em mensagem deixada no Twitter, que este foi "um esquema revelado no Football Leaks em 30 de março de 2016".
Em sua defesa, Pinto da Costa já assegurou que no local próprio acabará por provar a sua inocência relativamente às suspeitas que sobre si caem nesta altura.
"Estou certo de que vou ter ainda tempo para demonstrar o que sempre fui, o que os meus pais me ensinaram a ser, uma pessoa séria, honrada, sem ter nada que se lhe diga", afirmou Pinto da Costa, recentemente, na gala dos Dragões de Ouro.
Nos últimos tempos, várias figuras ligadas à história do FC Porto têm saído a público para defender Pinto da Costa e manifestar a sua crença e confiança nos atos praticados por Pinto da Costa na sua gestão há quase 40 anos.
Também o treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, garantiu "confiar plenamente nas pessoas do FC Porto". “Espero que as pessoas não sejam julgadas em praça pública como são os treinadores. Não havendo acusação todos têm direito à presunção de inocência. Confio plenamente nas pessoas do FC Porto, nomeadamente no nosso presidente”, disse Sérgio Conceição.
Paulo Futre, campeão europeu pelos dragões em 1987, foi mais longe e avisou que se Pinto da Costa for preso irá ao estabelecimento prisional abraçar o histórico líder dos azuis e brancos. "Se ele for preso, eu sou o primeiro a ir lá", disse Futre num testemunho carregado de gratidão ao presidente portista.