Prolongamento
"Que triste espetáculo. Vieira manobra nos bastidores", acusa Noronha Lopes
2021-06-30 15:05:00
Benfiquistas "estão fartos das jogadas e das mentiras desta direção"

João Noronha Lopes reagiu ao comunicado da direção do Benfica onde o órgão liderado por Luís Filipe Vieira mostra disponibilidade para a contagem dos votos físicos do último ato eleitoral e para uma inspeção ao sistema de voto eletrónico. O candidato derrotado nas urnas contra Vieira acusa o presidente do Benfica de dar um "triste espetáculo".

Noronha Lopes fala de oito meses "sem esclarecimentos sobre um ato eleitoral que envergonha os benfiquistas" mas agora a direção está disponível "para contar, pela primeira vez, os votos físicos". "Durante a campanha eleitoral, pedi várias vezes que o voto físico fosse contado, incluindo no próprio dia da votação - quando a contagem seria realizada duma forma transparente, à vista de todos e num momento em que fazia sentido. Nesse mesmo dia, esse pedido foi-me negado, em violação de compromissos antes assumidos perante as listas concorrentes".

O antigo candidato ao Benfica, rosto da oposição a Luís Filipe Vieira assume que aceitou o resultado eleitoral, que deu a vitória a Vieira, por entender que o Benfica precisava de tranquilidade, naquela altura, em outubro de 2020.

"Aceitei o resultado eleitoral na noite de 28 de outubro. Fi-lo para proteger os interesses do Benfica, evitando uma convulsão interna com consequências inimagináveis", justifica Noronha Lopes.

O candidato diz que a ideia agora com a qual a direção concorda não é mais que um "simulacro". "Sejamos claros: este exercício não é mais do que um simulacro pensado, uma vez mais, para servir os interesses circunstanciais da atual direção e não os dos benfiquistas".

Em comunicado, nesta quarta-feira, Noronha Lopes diz que "a crise em que o clube se encontra mergulhado hoje é mais profunda do que nunca". E para Vieira fica uma crítica forte.

"O seu responsável é Luís Filipe Vieira, um suposto líder que se esconde dos sócios e manobra nos bastidores", acusa João Noronha Lopes, lamentando que nos últimos meses a direção nada tenha dito sobre o ato eleitoral.

"Passaram-se oito meses durante os quais a atual direção nada fez para unir os Benfiquistas, não esclareceu, não discutiu e faltou sistematicamente à verdade."

Noronha Lopes diz que os benfiquistas "estão fartos das jogadas e das mentiras desta direção" e por isso diz que não alinha naquilo que chama de "simulacro". "Não contem comigo para caucionar esta autêntica farsa."

A direção do Benfica elogiou a iniciativa do novo presidente da Mesa da Assembleia Geral de solicitar uma auditoria ao último processo eleitoral, que visa proceder à contagem dos votos físicos e análise do sistema informático de votação eletrónica.