Prolongamento
"Que Jorge Jesus fique muito tempo no Benfica. Não sei é se o Benfica resiste"
2021-06-04 12:05:00
Aposta ou não de Jesus na formação em discussão entre ex-dirigente do Benfica e do Sporting

O Benfica encara a nova temporada com um mês de agosto apertado no calendário e pressionado para conquistar uma vaga na próxima edição da Liga dos Campeões e tudo que ela representa não apenas ao nível do prestígio mas também financeiro. Depois de uma época fracassada em toda a linha nas competições, já que o Benfica tudo perdeu, apesar do forte investimento, muitas críticas têm sido feitas a Jorge Jesus por não dar espaço a atletas formados no Seixal.

Alguma imprensa tem dado conta que, face ao contexto, a administração encarnada quer que Jorge Jesus aposte em jovens da formação benfiquista e José Manuel Capristano, antigo vice-presidente encarnado, acredita que tal possa acontecer. Porém, admite que as grandes estrelas da formação das águias jogam nos grandes clubes europeus.

"Os jogadores da formação do Benfica estão nas melhores equipas do mundo, não estão no Benfica nem no FC Porto. O Benfica tem jogadores no Manchester City não é no Arraiolos, com todo o respeito pelo Arraiolos. Não temos dinheiro para competir", comentou José Manuel Capristano, referindo que Jorge Jesus tem sido muito criticado mas olha para o rendimento dos jogadores 'made in' Seixal emprestados e não vê que tenham feito grandes temporadas.

"Os jogadores que ele dispensou não os vi a notabilizarem-se nos clubes para onde foram. Tiago Dantas, Jota, Ferro...", mencionou Capristano, sublinhando que "para onde foram não se realizaram".

Deixando claro que apenas estava a comentar as coisas que foi vendo por sua livre iniciativa, o ex-dirigente deixou clara uma ideia. "Não tenho cartilhas, falo pela minha cabeça", referiu, insistindo que o Benfica não tem conseguido segurar os craques da formação.

"Não se pode ter tudo, ter o dinheiro e os jogadores", disse, realçando, por exemplo, que gostaria de ter a continuidade de Rúben Dias na defesa encarnada mas tal não foi possível.

Confrontado com a ideia de que Jorge Jesus não aposta em jogadores da formação, Capristano recusou essa lógica e lembrou que Jesus tem ajudado a potenciar alguns jogadores, lembrando o caso de Ángel Dí Maria.

E a respeito da questão de Bernardo Silva, sempre mencionada quando o tema é a formação, Capristano referiu que "quando um treinador tem um Gaitán não mete o Bernardo Silva, que na altura era um miúdo. É a oportunidade".

Em declarações na CMTV, Capristano foi comentando também as ideias de Rita Garcia Pereira, que integrou a comissão de fiscalização no Sporting, e que deixou criticas a Jorge Jesus pela forma como não projetou jovens do Sporting durante a sua passagem pelos leões.

"Reconheço algumas das características dele que usou em Alvalade e usa no Benfica. Sinceramente, espero que com os mesmos resultados que teve em Alvalade", indicou a ex-dirigente dos leões.

Para Rita Garcia Pereira, "todos os clubes têm apostado qualquer coisa na formação". Porém, alguns jogadores em alguns clubes enfrentam dificuldades para se fixarem na equipa principal.

"O que acontece é que depois da formação na passagem para a outra equipa há treinadores que preferem adquirir jogadores mais experimentados e não aproveitam de certa forma os jogadores da sua formação".

Rita Garcia Pereira diz que "a realidade demonstra que a grande aposta do Benfica na formação não se realizou" mas espera que Jorge Jesus continue na Luz.

"Estimo e desejo que Jorge Jesus fique muito tempo no Benfica. Não sei se o Benfica resiste mas eu espero que se mantenha", vaticinou a ex-dirigente do clube de Alvalade, certa de que Jorge Jesus só irá apostar na formação de tiver essa necessidade.

"Apostará na formação se tiver mesmo que ser. Faz parte do perfil de Jorge Jesus", destacou Rita Garcia Pereira, deixando claro que nada tem contra o técnico do Benfica.

"Nada me move contra Jorge Jesus mas a receita é a mesma que foi usada em Alvalade", insistiu a antiga dirigente do Sporting, que foi uma das figuras da comissão de fiscalização no Sporting, em 2018.