Prolongamento
"Quando o FC Porto está a perder vejo os árbitros em pânico"
2022-01-12 18:35:00
"Não deveria ser assim", comenta o antigo avançado verde e branco Manuel Fernandes

A questão das arbitragens é um tema que se prolonga no tempo no comentário desportivo de futebol. Mesmo com a introdução do sistema tecnológico de videoarbitragem, o trabalho quer dos árbitros quer dos videoárbitros não se livra de críticas, desconfianças, acusações e queixas. O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) prossegue a sua tarefa com muito ou pouco ruído e Fontelas Gomes, líder daquela secção que pertence ao organismo liderado por Fernando Gomes, mantem a confiança no quadro de árbitros e videoárbitros.

Porém, Manuel Fernandes, antigo avançado internacional português e figura destacada do Sporting, diz que é preciso levar em conta as atuações dos árbitros e a sua importância e impacto na decisão, entre outras coisas, da atribuição do título de campeão nacional. E numa altura em que leões e dragões seguem nos lugares mais próximos para esse objetivo, Manuel Fernandes diz que nota algo nas atuações dos árbitros que não se deveria verificar, em sua opinião.

Por conseguinte, o antigo internacional português disse que iria falar muito sério na televisão oficial dos leões sobre os árbitros, na esperança de que as suas palavras possam permitir uma mudança do contexto.

"Vou falar sério. Um árbitro quando está a apitar um jogo do FC Porto e o FC Porto está a perder, eu vejo o árbitro em pânico", afirmou Manuel Fernandes, referindo que sente que, nesse contexto, quando os dragões estão em desvantagem, a atuação do árbitro fica condicionada.

"O árbitro está a apitar mas não está bem, não está bem, não está lúcido", considera a antiga glória do emblema de Alvalade, sublinhando que isto "não deveria ser assim".

Ainda que admitindo que o quadro de árbitros não é todo ele formado por elementos que são merecedores das suas desconfianças, Manuel Fernandes sustenta que alguns outros são "uma pequena vergonha". "Temos árbitros bons mas outros são uma pequena vergonha", atirou o antigo avançado do Sporting e da Seleção Nacional.

Na mesma declaração, e por outro lado, Manuel Fernandes lamentou também as reações que antigos árbitros têm a respeito do trabalho dos árbitros atuais. "O que me entristece são, de facto, as opiniões de alguns árbitros".

A respeito deste tema, Miguel Braga, responsável pela Comunicação do Sporting, também deixou críticas em relação à forma como o FC Porto se posiciona na relação com as arbitragens.

Para Miguel Braga, "o problema não é apenas no futebol" e este verifica que há um padrão de comportamento dos azuis e brancos na ligação com as arbitragens.

"Acho que há um problema de cultura desportiva com este FC Porto, infelizmente. Nem sempre foi assim. Atualmente está assim e cada vez pior. Não percebo muito bem porquê mas parece que esta pressão constante em qualquer modalidade sobre os árbitros é uma postura para passarem a agir assim".

Insistindo nesta ideia, o porta-voz do Sporting, que também falava na Sporting TV, sustentou ainda que basta ver o comportamento dos portistas nas diversas modalidades.

"Vê-se em qualquer modalidade quando vão perdendo um jogo que regra geral a culpa é do árbitro. E fazem tanta pressão sobre os árbitros que acaba por ser constante".