Prolongamento
"Qualquer dia não há gente viva a testemunhar troféus internacionais do Benfica"
2022-08-03 10:40:00
"Vivemos demasiado tempo com estas mistificações sempre em benefício do mesmo", critica diretor de Comunicação portista

O FC Porto destaca que o Benfica contabiliza no seu palmarés uma conquista da Supertaça Cândido de Oliveira a nível oficial mas esta diz respeito a uma prova tida como oficiosa. Quem é diz é Francisco J. Marques, diretor de Informação e Comunicação do clube liderado por Pinto da Costa.

Na emissão do Porto Canal foi revelado que a própria Federação Portuguesa de Futebol indica que as edições de 1979 e 1980 da Supertaça Cândido de Oliveira eram consideradas edições "oficiosas", dado que, segundo Francisco J. Marques, o jogo entre o vencedor do campeonato e da Taça de Portugl, nessa altura, "não era organizado pela Federação Portuguesa de Futebol".

Desse modo, "não tinha o carimbo de competição organizada pela Federação Portuguesa de Futebol", avisa o responsável pela Comunicação portista, sustentando que esta ideia de contar uma prova oficiosa como oficial no palmarés do Benfica representa algo que faz parte de "mistificações".

"Vivemos demasiado tempo com estas mistificações sempre em benefício do mesmo", atirou Francisco J. Marques, apontando ainda para a questão dos títulos internacionais com uma alfinetada à mistura.

"O Benfica tem dois troféus internacionais nos anos 60. Qualquer dia não há pessoas vivas que possam testemunhar a existência desses troféus. O FC Porto tem sete troféus internacionais todos conquistados da década de 80 para cá. Todos no tempo da televisão a cores. Eu que não sou muito velho presenciei-os a todos", comentou Francisco J. Marques.

Por outro lado, o responsável pela Comunicação no clube da Invicta realça que os títulos internacionais devem ter um peso superior na definição de hegemonia no palmarés.

"São mais valiosos, porque são muito mais difíceis de conquistar e porque temos muitos mais troféus internacionais", completou Francisco J. Marques, que se mostrou satisfeito por o FC Porto ter, recentemente, somado novo troféu para o museu.

Agora, é com ambição renovada na nova época que o FC Porto avança para o campeonato onde Francisco J. Marques vê o clube ser tido como o "alvo a abater" por ser o detentor do título.

"Vai começar a competição mais dura para nós porque é aquela que nós queremos todos anos vencer. Não sabemos o que é que vai acontecer mas, naturalmente, acreditamos que é possível revalidar o título mesmo sabendo que somos a equipa a abater porque somos o campeão em título e toda a gente nos vai querer vencer", declarou Francisco J. Marques, mostrando-se confiante na dupla Pinto da Costa e Sérgio Conceição para guiar os dragões a novos sucessos desportivos.

"Nós estamos muito bem liderados quer pelo presidente quer pelo Sérgio [Conceição] no banco. Estamos muito bem liderados e em maio que acredito que estejamos a celebrar mais um título".