António Salvador reiterou que não quer vender Ricardo Horta, mas assumiu, ao mesmo tempo, que Pinto da Costa sabe quais são as condições para ter o internacional português, que é desejado na Luz. O presidente bracarense elogiou mesmo o presidente do FC Porto na forma como consegue negociar. Para Pedro Henriques poderá "não ser nada" ou poderá tratar-se de uma 'manobra' que visa "pressionar" o Benfica a avançar para a contratação do capitão do SC Braga.
"Pode não ser nada ou pode ser só um pormenor ou uma colaboração para inflacionar o preço para pressionar o Benfica, mas um jogador como o Ricardo Horta também integrava bem o plantel do FC Porto", comentou o antigo jogador de futebol, ressalvando que comprar Ricardo Horta poderá levar os cofres portistas a diminuirem a receita alcançada recentemente com a venda de Fábio Vieira para o Arsenal e de Vitinha para o Paris Saint-Germain.
"Acho que é muito dinheiro para o FC Porto que supostamente tem dificuldades financeiras. Depois de ter gasto 20 milhões de euros ou 22 que vai gastar com o David Carmo, entretanto, vai o dinheiro todo do Vitinha ou do Fábio Vieira", salientou Pedro Henriques.
Por outro lado, o antigo jogador de futebol sublinhou que o presidente do SC Braga está a "fazer o papel dele" em todo este processo que se vem arrastando nos últimos meses.
"O António Salvador já disse que não quer vender. Ele sabe que o Benfica quer muito e o treinador do Benfica [Roger Schmidt] quer muito. Ele está a fazer o papel dele", comentou Pedro Henriques.
Assim, em declarações no canal de televisão Sport TV, o antigo atleta de futebol profissional disse ainda que Ricardo Horta também terá uma palavra a dizer e um papel a desempenhar.
"O jogador tem que fazer o seu papel", indicou Pedro Henriques, compreendendo que o jogador possa ficar insatisfeito se a negociação com o Benfica não avançar e não se chegar a um entendimento, promovendo o regresso à Luz de um jogador formado pelo Benfica.
"Percebo a frustração mas ele sempre foi bem tratado no SC Braga", declarou Pedro Henriques, lembrando que os jogadores quando assinam os contratos têm de entender bem os deveres e direitos que acabam por assumir com as entidades patronais (clubes).
Em todo o caso, Pedro Henriques destacou ainda que Ricardo Horta é um jogador que entraria nas opções de Roger Schmidt, Sérgio Conceição e Rúben Amorim.
"Ele podia jogar perfeitamente no Sporting, podia jogar perfeitamente no FC Porto e podia perfeitamente jogar no Benfica. É o mérito dele e do SC Braga", concluiu.