Prolongamento
"PJ anda há quatro ou cinco anos nisto. Apeteceu-lhes investigar o Benfica?"
2021-10-28 13:30:00
"Dia sim, dia não, Benfica é investigado. Mais vale comprarem um apartamento perto da Luz. Passam a vida lá", diz Mendes

A revista Sábado deu conta, nesta semana, que o Ministério Público e a Autoridade Tributária estiveram em agosto a recolher informação do Benfica relativa a diversos contratos de jogadores das águias, no âmbito da operação Cartão Vermelho, no qual Luís Filipe Vieira chegou a estar detido até ser presente a um juiz de instrução criminal.

As autoridades suspeitam que possam existir ilegalidades e estão a investigar os vínculos assinados nos últimos anos entre alguns jogadores e o emblema que era liderado por Luís Filipe Vieira, nomeadamente, no que respeita ao capítulo das comissões que, segundo a referida revista, está a levantar dúvidas às entidades que investigam.

Fernando Mendes, antigo jogador de futebol, nota que para as autoridades continuarem em 'campo' alguma suspeita devem ter. "Não estou a dizer que o Benfica tem culpa ou que isto vai dar em alguma coisa", declarou, deixando no ar uma questão.

"As pessoas que estão a investigar isto são atrasadas mentais? Apeteceu-lhes investigar os contratos do Benfica? É assim agora?", questiona Fernando Mendes, lembrando que as autoridades há vários anos que têm a gestão de Vieira na mira.

"A Polícia Judiciária anda há quatro ou cinco anos nisto, dia sim, dia não, o Benfica é investigado. Mais vale comprarem um apartamento perto da Luz. Passam a vida lá. E não se passa nada?", interroga.

Para Fernando Mendes, isto "é tudo muito bonito". "Estamos a falar de 22 contratos de jogadores. Vinte e dois, atenção. E até podem ser mais. Estamos a falar de jogadores que, se calhar, 50 por cento ninguém conhece de lado nenhum. Se calhar, nunca jogaram no Benfica e estamos a falar de comissões que se pagaram mas, se calhar, é um milhões deste, dois milhões deste, de jogadores que nunca jogaram no Benfica. E jogadores da formação. Não se passa nada?".

O antigo futebolista entende que no fim as investigações podem até não levar à condenação de ninguém mas estranha. "Até pode não acontecer nada".

"Aceito as comissões agora estamos a falar de comissões de jogadores que vieram a custo zero e só vestiam a camisola do Benfica para a fotografia. Contratam jogadores, pagam não sei quanto de comissão, tiram uma foto com a camisola do Benfica todos bonitos a dar um aperto de mão ao Luís Filipe Vieira e desaparecem e ninguém sabe onde andam? O Benfica tem sido corriqueiro", afirmou Fernando Mendes, destacando que também há casos de jogadores contratados que depois raramente jogam no Sporting e no FC Porto.

"No Sporting e no FC Porto também acontece", disse Fernando Mendes, na CMTV, onde deixou claro que não está a atirar culpas a quem quer que seja. "Não estou a acusar ninguém."