Prolongamento
"Pinto da Costa é afável no trato. Talvez possa haver um entendimento"
2021-10-11 13:45:00
"Alguma comunicação social tem ajudado a incendiar isto e de que maneira"

Com a vitória de Rui Costa no último ato eleitoral do Benfica, os rivais de Lisboa contam agora com presidentes jovens ao contrário do FC Porto que tem na liderança Pinto da Costa, com vasta experiência no dirigismo nacional e internacional, com um currículo recheado de conquistas ao longo dos quase 40 anos que leva na cúpula diretiva dos azuis e brancos. Apesar das diferenças de idade, será possível um entendimento entre os três na busca de novos caminhos para o futebol português?

Esta foi a questão colocada a João Alves, antigo futebolista português e treinador, que acredita que, os três presidentes dos chamados 'três grandes' podem sentar-se na mesma mesa para debater as questões do futebol nacional, embora continuando a defender os seus clubes. "Pinto da Costa é alguém que é afável no trato. Conheço bem Pinto da Costa", começou por esclarecer o 'luvas pretas'.

Certo de que o presidente dos dragões "irá sempre lutar para colocar o FC Porto a vencer as provas onde entra", João Alves confia que "talvez possa ser possível haver um entendimento" entre as três partes.

"Não deixando cada um de defender a sua dama", citou o 'luvas pretas', em declarações na RTP 3, confiando que se poderá abrir um novo caminho para o futebol nacional mas, ao mesmo tempo, apelando aos canais de televisão e à imprensa, no geral, para acompanhar estes caminhos.

João Alves aproveitou este tema para criticar a abordagem que é dada no debate de e sobre futebol, em Portugal, apelando aos diretores dos jornais e das televisões para repensarem a estratégia.

"Alguns órgãos de comunicação social têm ajudado a incendiar isto e de que maneira. Há maneiras e maneiras de fazer televisão ou escrever notícias", comentou o antigo internacional português, certo de que tem "havido alguns órgãos de comunicação social que têm prejudicado este negócio que é o futebol".

"Não é preciso ser muito esperto", avisou João Alves, dizendo que está é "a hora de as direções dos clubes e da comunicação social entenderem que é bom para todos que exista emoção, que se queira ganhar, e uma rivalidade saudável".

Recentemente, os presidentes de vários clubes estiveram sentados à mesa na Mealhada numa reunião para debater os assuntos relevantes para o futuro do futebol nacional.

Posteriormente, ainda Luís Filipe Vieira era presidente do Benfica, foi revelada uma aproximação a Pinto da Costa, que teve autorização para gravar dentro do Estádio da Luz um programa do documentário sobre a sua vida de dirigente que passou, nos últimos meses, no canal de televisão nortenho.