Prolongamento
Peyroteo é o jogador com mais golos num jogo em Portugal
2021-10-17 18:00:00
Lenda do Sporting chegou aos nove golos diante do Leça e marcou oito ao Boavista

Marcar um 'hat-trick' na mesma partida em Portugal é um feito para qualquer jogador, mais ainda quando chega ao 'póquer'... Mas quantos jogadores se podem gabar de terem de usar as duas mãos para contar o número de golos num só jogo? O recordista em Portugal é indiscutível e até consta numa lista oficial da Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS): Fernando Peyroteo.

O Sporting defende que Peyroteo foi o maior goleador português de todos os tempos e há números que sustentam essa afirmação. A referência dos 'Cinco Violinos' registou 332 golos em apenas 197 jogos no campeonato. De acordo com a IFFHS, trata-se da melhor média mundial (1,6) de golos em jogos para os campeonatos nacionais. O segundo melhor marcador na história do campeonato, Fernando Gomes, precisou de 404 jogos para chegar aos 319 golos. Eusébio, o terceiro, marcou 318 em 313 partidas, de acordo com os dados do portal Zerozero.

Mas o que impressiona ainda mais é que houve vários jogos em que foram precisos os dedos das duas mãos para contar as finalizações certeiras de Peyroteo. Em três ocasiões distintas, o avançado leonino fez seis golos no mesmo jogo. Mas se procura saber qual é o jogador com mais golos num jogo em Portugal, então a resposta é duas vezes a mesma. Em 1948, Peyroteo faturou oito vezes. Só que o recorde já era dele, pois numa partida em 1949 tinha marcado nove golos!

Recuemos num instante ao dia 22 de fevereiro de 1942. No Lumiar, o Sporting venceu o Leça por 14-0. Leu bem, 14-0: consta nos registos como a maior goleada na história do campeonato português (a par dos 14-0 do Unidos de Lisboa ao Vitória de Guimarães, em 1943). Desses 14, nove foram do mesmo jogador. É, ainda hoje, o recorde nas principais competições nacionais: Peyroteo marcou nove golos no mesmo jogo.

Durante um quarto de século, Fernando Peyroteo segurou o recorde de 43 golos no mesmo campeonato. A marca seria batida por outra lenda do Sporting, com Hector Yazalde a chegar aos 46. Mas que o estamos a falar é de golos no mesmo jogo e aqui, depois dos nove de Peyroteo, surgem os oito de... Peyroteo.

A 17 de outubro de 1948, o Sporting recebeu o Boavista, no Lumiar. Peyroteo marcou oito golos no triunfo por 12-1, a segunda maior goleada na história do campeonato português. O primeiro foi logo aos dois minutos, o oitavo aos 87. Faltavam três minutos para o sócio perpétuo número nove do Sporting igualar o recorde de nove golos no mesmo jogo, mas seria José Travassos a fechar o marcador, aos 89 minutos.

Fernando Peyroteo chegou ainda ao 'duplo hat-trick' em três ocasiões. Por 12 vezes, conseguiu uma mão cheia de golos no mesmo jogo. Só lhe faltou uma partida com sete golos, como conseguiu Mário Jardel, num embate do FC Porto para a Taça de Portugal, com o Juventude de Évora (9-1). Em 1997, o avançado brasileiro (que viria depois a representar os leões) chegou aos sete golos. E só jogou a segunda parte (o FC Porto perdia ao intervalo). Teria Jardel batido o recorde de Peyroteo se tivesse alinhado de início?

Como curiosidade, refira-se que Eusébio marcou cinco golos num só jogo do Benfica a contar para a Taça das Taças de 1970/71. As águias golearam o Olimpia Ljubljana por 8-1 e cinco foram apontados pelo 'King'.

De acordo com a IFFHS, o recorde mundial de mais golos no mesmo jogo foi registado por Hacène Lalmas. Em 1962, o argelino marcou 14 vezes no triunfo por 18-0 do Ruisseau sobre o Birtouta. Seguem-se Ali Ashfaq (12 golos), Jenő Károly e Pedro Carrion (11), Ernest Wilimowski, Anatoly Novozhilov e Devon Hodges (10 golos). Yury Miterev e Zimbru Chisinau acompanham Fernando Peyroteo nos nove golos no mesmo jogo.