Prolongamento
“Parece-me um Benfica melhor e um Jesus com discurso menos arrogante”
2021-09-13 15:35:00
Toni valoriza arranque do campeonato e destaca alteração na comunicação do treinador encarnado

A nova época tem sido extremamente positiva para o Benfica, que conseguiu o apuramento para a Champions e segue na liderança da I Liga com cinco vitórias em igual número de jogos, sendo que cinco foi também o número de golos marcados na goleada ao Santa Clara, no triunfo mais folgado da equipa de Jorge Jesus. 

Em vésperas da partida em Kiev, que marca o arranque dos encarnados na Liga dos Campeões, Toni faz uma análise positiva ao percurso dos encarnados. E destaca uma alteração no treinador do clube da Luz. 

“Parece-me um Benfica diferente para melhor, mais consistente, mais confiante e um Jorge Jesus com um discurso menos arrogante”, disse o antigo técnico, nesta segunda-feira, em declarações à Renascença. 

“Nesta altura, com cinco jornadas disputadas, com um calendário mais favorável, o Benfica foi-se desenvencilhando dos adversários. De uma forma categórica, conseguiu cinco vitórias em cinco jogos e tem os principais adversários a quatro pontos”, elogia.  

Não obstante destacar a posição “favorável” que em cinco rondas os encarnados conseguiram, Toni considera prematura qualquer análise que vá além desta constatação de factos. Até porque, diz, “há ainda muito campeonato para jogar, há muito confronto”.  

“O campeonato é uma prova longa, é uma maratona com muitas coisas que acontecem no percurso, como lesões, castigos, densidade competitiva que aparece em períodos da época”, complementa. 

Toni considera que os clássicos entre Sporting, FC Porto e Benfica poderão ser determinantes, dadas as aparentes diferenças de valor entre os três grandes e as restantes equipas da I Liga.  

“Penso que, nesta época, o confronto entre os grandes pode ser determinante para definir o campeão. Há uma clivagem muito grande entre Benfica, FC Porto, Sporting e os restantes clubes”, assinala. 

E numa análise à estreia do Benfica na Liga dos Campeões, diante do Dínamo de Kiev, Toni perspetiva um bom teste ao real valor das águias, dado o “calendário favorável” na I Liga, que permitiu um percurso imaculado. No entanto, o antigo técnico nota evidentes melhorias do Benfica, em comparação com a época passada. 

“Quando se está na Champions ninguém espera jogos fáceis. E o jogo com o Kiev é um teste a este Benfica, que apresenta um rosto completamente diferente da época passada. Há um Benfica mais consistente, mais confiante”, elogia, enquanto lembra que “o Dínamo também conseguiu um arranque de campeonato forte”.  

“É uma tarefa difícil, mas um teste importante a este Benfica”, conclui.