Prolongamento
"Ordinário não sou. Acho isto inacreditável e não é por serem os do FC Porto"
2022-05-17 09:35:00
"Num momento de consagração do FC Porto que sentido faz ofender o Benfica ou o Sporting?", interroga Fernando Mendes

Alguns jogadores do FC Porto partilharam nas redes sociais momentos da consagração como campeões nacionais e dois deles acabaram por entoar cânticos ofensivos contra o Benfica. O internacional português Otávio e Fábio Cardoso, central portista formado na Luz, foram lançando expressões antiBenfica, que têm gerado muita discussão no futebol nacional.

Fernando Mendes, antigo jogador de Sporting, FC Porto e Benfica, entre outros emblemas, refere que não é aceitável este tipo de atitude em profissionais de futebol, separando aquilo que eventualmente possa ser feito ou entoado por adeptos ou claques e aquilo que considera ser o comportamento e a conduta que jogadores fora das quatro linhas deveriam ter.

"Acho inacreditável, inacreditável", criticou Fernando Mendes, referindo que, atualmente, é comum os jogadores acabarem por se envolver em problemas com aquilo que transmitem nas redes sociais.

"Hoje em dia é moda e qualquer jogador vai para o Twitter, leva uma pancada no joelho e vai uma fotografia", recordou o antigo jogador de futebol, lamentando que os jogadores não tenham cuidado de evitar que o clima de tensão no futebol nacional possa escalar para outros patamares.

"Toda a gente sabe da rivalidade entre os clubes mas há limites para as coisas. Os adeptos que façam isso agora jogadores de futebol? Profissionais de futebol?", interroga Fernando Mendes, lembrando que pode ter vários defeitos e ter feito coisas como jogador de futebol que podem ter ofendido alguém, mas entende que nunca passou certas marcas.

"Se calhar já ofendi muita gente, não desta maneira, posso ser tudo mas ordinário não sou. Acho isto inacreditável e não é por ser os do FC Porto", afirmou Fernando Mendes.

Por outro lado, o antigo futebolista recordou que outros jogadores já foram castigados por palavras ou atos cometidos no "calor do jogo". Por isso, aguarda com expectativa para saber o que vai acontecer com Otávio e Fábio Cardoso.

"Como já aconteceu com o Nuno Santos que é um jogador que eu tenho uma admiração tremenda mas aquilo é no calor do jogo. Nem vos passa pela cabeça o que os jogadores dizem uns aos outros. Nem vos passa pela cabeça. Vem tudo à baila. Mas é no momento. Agora num momento de consagração do FC Porto, que foi campeão nacional, com toda a justiça, que sentido é que faz estar a ofender o Benfica ou o Sporting?", perguntou Fernando Mendes.

O antigo futebolista salientou ainda, em declarações na CMTV, que isto "não faz sentido nenhum". "Se já castigaram o Nuno Santos... O André Almeida quando viu o cartão vermelho no Dragão insultou e viu-se bem o que disse os adeptos do FC Porto."

Perante este caso, Fernando Mendes diz que só pode lamentar o comportamento dos jogadores dos azuis e brancos. "O FC Porto foi campeão com tuda a justiça, fez uma época extraordinária e vê-se pelo número de pontos. Não tinha necessidade de estar a ofender as pessoas desta maneira. Não se justifica este tipo de atitude".