Prolongamento
“O Vitória vem buscar um jogador ao FC Porto por 11 milhões de euros?”
2021-09-22 21:05:00
Antigo candidato à presidência do FC Porto estranha negócios com o Vitória de Guimarães e quer esclarecimentos

O negócio foi divulgado no relatório e contas da SAD vimaranense para a época 2020/21 e suscitou surpresa: o Vitória de Guimarães comprou os médios Francisco Ribeiro e Rafael Pereira ao FC Porto por 15 milhões de euros.

Segundo o documento, Francisco Ribeiro, médio de 18 anos, utilizado na presente época em dois jogos da equipa B vimaranense e em dois da formação sub-23, custou 11 milhões de euros, enquanto Rafael Pereira, de 20, utilizado em dois jogos da equipa B, da Liga 3, foi transacionado por quatro milhões.

Nuno Lobo, antigo candidato às eleições do FC Porto, também fica surpreendido. “O que é estranho é estarmos a falar do Vitória de Guimarães. Com muito respeito a esse grande clube português, como é óbvio. Mas o Vitória vem buscar um jogador ao FC Porto por 11 milhões de euros? Um jogador que não é aproveitado? É tudo muito estranho. Já que o Vitória o comprou e o FC Porto o deixa sair, o que poderia dar esse jogador no FC Porto?”, refere, em declarações à Antena 1, nesta quarta-feira.

O sócio do FC Porto pretende que o assunto seja averiguado, ainda que admita que os negócios até possam ser vantajosos para os dragões. “Quem não deve não teme. A Autoridade Tributária que investigue. Poderão estar aqui mais duas pérolas para o FC Porto, desde que sejam bem aproveitados. Mas vou bater na mesma tecla: falamos de 15 milhões de euros. É muito dinheiro”, insiste.

Numa tentativa de entender o negócio, Nuno Lobo aborda o cenário do fair-play financeiro e o adiamento do FC Porto no reembolso do empréstimo obrigacionista. Mas tem mais dúvidas do que certezas e pretende ser esclarecido.

“O FC Porto deve cumprir metas, como foi o empréstimo obrigacionista. Nós atrasámos um ano e o FC Porto teve de cumprir. Penso que este negócio será uma forma de o FC Porto cumprir. De estar dentro dos parâmetros do fair-play financeiro. Isso será descortinado, de certeza absoluta, na nossa assembleia-geral do dia 27”, conclui.

As transferências dos jogadores estão incluídas no relatório e contas de 2020/21 do Vitória, apesar de terem sido oficializadas em julho, no decurso da presente temporada.

No mais recente mercado de transferências de verão, os dragões também contrataram ao Vitória dois jogadores que alinharam na equipa B minhota: o defesa central Romain Correia, de 22 anos, e o lateral esquerdo João Mendes, de 21, com os valores a não serem revelados.

Os números do relatório e contas da SAD vitoriana, enviados à imprensa, mostram que a época 2020/21 terminou com um resultado líquido negativo de 8,2 milhões de euros, o primeiro negativo desde 2013/14, e um capital próprio negativo de 3,8 milhões, fruto de um ativo de 57,85 milhões e de um passivo de 61,68 milhões.

Os números patentes no relatório e contas da SAD para 2020/21 vão ser apreciados, discutidos e votados na assembleia-geral da sociedade, marcada para 30 de setembro, no Pavilhão Desportivo Unidade Vimaranense.