Prolongamento
"O Sérgio Conceição não está a fazer favor nenhum. O Francisco tem talento"
2021-11-23 10:05:00
Domingos acredita que Conceição ajudará a projetar também outros jovens da formação portista

A história de pais e filhos jogadores e treinadores de futebol tem em Sérgio Conceição e Francisco Conceição o episódio mais recente, com o jovem a conquistar minutos de dragão ao peito, aos poucos, pela mão do técnico dos azuis e brancos. Recentemente, Francisco Conceição estreou-se a marcar no Estádio do Dragão, através de um penálti, num momento que emocionou os adeptos.

Domingos Paciência, antigo jogador dos dragões, também ele treinador e com filhos jogadores de futebol, diz que as pessoas não devem olhar para a questão de pai e filho mas olhar para Sérgio e Francisco como treinador e jogador. "Tem que se deixar de lado o lado parentesco e pensar de uma forma profissional e de fazer crescer estes jovens".

Aliás, Domingos Paciência acredita que Sérgio Conceição possa projetar um futuro semelhante para outros jovens oriundos da formação do FC Porto e não apenas para Francisco Conceição, dando indicações para que possam balançar as redes e, desse modo, aumentarem os seus índices de confiança e afirmação.

"É natural que o Sérgio Conceição também faça [o mesmo] com o Vitinha, o Fábio Vieira, o João Mário. São estes momentos que ajudam a dar um passo em frente e a dar confiança".

"Temos de ver pelo crescimento do jogador. Acho muito bem", acrescentou Domingos Paciência. "Se as pessoas quiserem ir pelo lado do pai e filho...", admite, contudo, o ex-jogador dos azuis e brancos, que também representou a Seleção Nacional.

Mas para Domingos Paciência, está errado quem julga que Sérgio Conceição tem vindo a projetar Francisco Conceição pelo facto de este ser filho do treinador.

"O Sérgio Conceição não está a fazer favor nenhum porque o Francisco Conceição já mostrou que tem qualidade, tem talento. Agora, é uma questão de tempo para se afirmar", disse Domingos Paciência, acreditando que algo semelhante poderá acontecer com "Vitinha, João Mário e Fábio Vieira", outros jovens da equipa principal formados no clube portista.

Em declarações no Porto Canal, o antigo avançado dos azuis e brancos sublinhou ainda que Mehdi Taremi compreende a posição de Sérgio Conceição ao permitir a troca de batedor de grande penalidade. "Taremi deve compreender o momento que é. É perfeitamente compreensível."

Francisco Conceição tem 18 anos e cumpre a última etapa da sua formação no FC Porto, depois de ter passado grande parte dos escalões mais jovens de leão ao peito, como alguns ex-dirigentes do Sporting fazem questão de recordar. "É bom que se diga. O Francisco fez a maior parte da formação no Sporting".