Prolongamento
"O que faz o Luisão para além de ganhar dinheiro? E Rui Pedro Braz?"
2022-02-04 11:00:00
Funções de Rui Pedro Braz e Luisão questionadas por Jorge Castelo

O Benfica enfrenta um período complicado na vida enquanto instituição, sobretudo com mudanças ao nível da sua organização, com evidentes críticas que saem para a estrutura por causa dos resultados desportivos. Rui Costa, presidente encarnado, já prometeu mudanças e exigiu que "ninguém se esconda" perante o momento que é delicado.

A realidade encarnada preocupa os benfiquistas e há entre antigos colaboradores quem questione as tarefas que duas figuras ligadas à estrutura executam junto do plantel principal de futebol. Rui Pedro Braz chegou nesta temporada ao Benfica e assumiu funções de diretor-geral, enquanto que Luisão, antigo capitão de equipa, passou já com Jorge Jesus, desde a última época, a acompanhar o plantel diariamente.

Jorge Castelo, antigo adjunto das águias e professor do curso de treinadores, entende ser chegado o momento de a cúpula diretiva encarnada olhar para a dita estrutura e perceber o que fazem Rui Pedro Braz e Luisão no sentido de potenciar algo de positivo para o grupo de trabalho ao nível da liderança.

Muito crítico em relação ao processo de recrutamento da SAD benfiquista, Jorge Castelo sublinhou ser necessário compreender as funções e tarefas que quer Luisão quer Rui Pedro Braz têm.

"Há o polícia bom e o polícia mau? Isso não acontece nem no FC Porto nem no Manchester United", exemplificou Jorge Castelo, desafiando o Benfica a fazer um processo de recrutamento baseado em "altíssima capacidade técnica e de formação".

Por conseguinte, o professor e especialista em métodos de treino e organização interroga-se sobre o que fazem Luisão e Rui Pedro Braz no banco junto do plantel.

"Sabem quem é o diretor técnico de performance? É o Luisão. Sabem quais são os instrumentos que ele tem para melhorar a performance dos jogadores? O que é que ele faz? Que experiência tem? Que formação tem?", questiona Jorge Castelo, insistindo na mesma ideia que lhe caus interrogações.

"Diretor técnico de performance? Desculpem. Se fosse no FC Porto ou no Sporting eu dizia a mesma coisa", esclareceu Jorge Castelo, em declarações no canal A Bola TV, questionando também as tarefas de Rui Pedro Braz.

"O que faz o diretor-geral no banco? Dá instruções aos jogadores? Qual é a experiência que ele tem? Que formação tem?", questionou, voltando a apontar o foco a Luisão.

"O que é que este homem faz para além de ganhar dinheiro? Nunca sai. Vê treinadores partirem e virem e fica lá. Nunca perde salário sejam quais forem os resultados", concluiu Jorge Castelo.

A respeito da estrutura encarnada, alguma imprensa dá conta que de Rui Costa está a pensar colocar Lourenço Coelho como novo homem-forte do futebol das águias. Lourenço Coelho já foi diretor-geral do Benfica entre 2013 e 2017.