Prolongamento
"O Pina, o Faustino, o da Sport TV, quem foram estes senhores na arbitragem?"
2022-05-04 16:05:00
"Coroado, Fortunato Azevedo, Leirós toda a gente os viu", refere ex-candidato à presidência do FC Porto Fernando Rio

O antigo candidato à presidência do FC Porto José Fernando Rio espera que os azuis e brancos sejam campeões nacionais nesta temporada. Porém, há uma coisa que este diz não compreender e que tem vindo a ocorrer de uns anos a esta parte no que toca às análises de arbitragem, tão em voga na realidade do futebol nacional.

Após o final dos jogos, em várias televisões e na imprensa vários são os antigos árbitros que deixam a sua visão sobre os lances de arbitragem o ocorridos nas partidas. No entanto, José Fernando Rio levanta dúvidas a respeito de alguns 'juízes' que fazem notar a sua opinião, que acaba por ter eco na comunicação social. 

"Eu vejo lá pessoas serem consideradas grandes especialistas quando nem sequer carreira de árbitros tiveram, quer dizer, o Marco Pina qual foi [a carreira]? O [Jorge] Faustino foi árbitro também? O outro senhor da Sport TV, mais moderado um bocadinho, mas quem foram estes senhores para agora serem os juízes dos próprios juízes, dos próprios árbitros?", interroga José Fernando Rio.

Em declarações no programa de Youtube Portal dos Dragões, José Fernando Rio diz que, a este nível, "há uma grande confusão" e "só assim se entende que estas pessoas sejam consideradas grandes especialistas e tenham o poder de, depois do jogo, dizer o que está certo e o que está errado".

Por outro lado, o antigo candidato à presidência do FC Porto admite que até pode levar em consideração as análises de outros ex-árbitros.

"Eu posso compreender o Duarte Gomes, goste-se ou não da carreira que ele tenha feito ou das decisões. Compreendo que possa ser um analista, um crítico, um especialista", destacou José Fernando Rio, prosseguindo a sua ideia a este respeito com outros nomes.

"O Pedro Henriques não levou a carreira até ao fim, mas vi-o a apitar na I Liga. O Jorge Coroado, o Fortunato Azevedo, o José Leirós são tudo árbitros que melhor ou pior, não estou agora a qualificar a carreira deles, foram árbitros e toda a gente os viu a atuar", fez notar José Fernando Rio.

Ainda assim, o antigo candidato à presidência dos azuis e brancos refere que, atualmente, "há seres humanos que aparecem  diretamente do nada para a crítica e para serem os juízos que decidem o que o juiz fez, se está bem ou se está mal."

"Nunca percebi. Nunca percebi. Nunca ninguém me explicou. Enquanto não me explicarem como esses senhores aparecem, para mim, é tudo muito duvidoso", admitiu José Fernando Rio.