FC Porto e Sporting são as duas equipas que seguem, nesta altura, nas duas posições mais cimeiras na luta pelo título. Separados por três pontos, os rivais lisboetas e portuenses vão trocando argumentos futebolísticos jornada após jornada e também fora do terreno de jogo, no duelo das palavras, a luta segue intensa e animada.
Se os três pontos são o objetivo a cada ronda, a verdade é que há muitas e variadas formas para os conquistarem, sendo que é pedido aos jogadores entrega, compromisso e profissionalismo, ainda que, em alguns momentos, os jogos acabem por ficar marcados por desentendimentos, protestos e desagrado por parte de jogadores, treinadores e até staff.
Do lado do Sporting, Nuno Santos tem sido um jogador em foco em momentos de maior tensão durante os encontros, como aconteceu recentemente em Vizela, com o esquerdino a responder a provocações da bancada e a gerar-se uma confusão dentro de campo, que Rúben Amorim criticou.
"Penso que o Nuno Santos disse qualquer coisa ao público, mas os jogadores têm de aguentar", reagiu o treinador verde e branco, sublinhando que estas coisas, apesar de tudo, fazem parte da profissão e os jogadores têm de ter 'sangue frio'.
"É por isso que temos tantas regalias. Depois cada um defendeu o seu lado, são situações escusadas, há que evitar", apelou o treinador do Sporting sobre um tema que desagradou ao portista Rodolfo Reis, antigo capitão dos dragões, no sentido de se tentar 'colar' Nuno Santos à forma de jogar de Otávio.
"Nunca viram o Otávio a fazer teatro. O Nuno Santos é teatral. O Otávio não faz teatro, vai para cima, luta", analisou o ex-capitão dos azuis e brancos, realçando que o jogador "Otávio luta pela posse da bola".
"O Otávio mete o pé e nunca se atirou como uma Maria Madalena [faz gesto de queda]", comentou Rodolfo Reis, prosseguindo na defesa do jogador portista, revelando o seu desagrado, na CMTV, por se tentar 'colar' a forma de jogar de Nuno Santos a Otávio.
"O Otávio é ranhoso mas é um ranhoso do futebol. Temos que ter jogadores assim. Que maravilha", completou o antigo capitão do FC Porto, que comanda a classificação, nesta altura.
Os dragões têm mais três pontos que o Sporting, sendo que, em breve, os campeões nacionais visitam a casa dos azuis e brancos no clássico que poderá ser crucial para a entrega do título de campeão nacional nesta temporada.