Jorge Jesus é o novo treinador do Fenerbahçe, da Turquia, e para trás fica o Benfica, clube que pagou os últimos meses de contrato ao treinador, apesar de o técnico estar fora da Luz, tendo saído em dezembro de 2021, na sequência dos maus resultados da formação lisboeta. Agora, alguns adeptos esperam que o técnico indique a contratação de jogadores do plantel das águias para o clube turco.
Mas Octávio Machado, antigo treinador de Sporting e FC Porto, amigo de longa data de Jorge Jesus, sai em defesa do treinador e rejeita a ideia de que alguns atletas estejam agora no Benfica por indicação do antigo treinador. "O [Jorge] Jesus trouxe o Pizzidane? O André Almeida?", questionou Octávio Machado.
Em relação a João Mário, centrocampista do Benfica que chegou à Luz na última época para trabalhar com Jorge Jesus, com quem já tinha trabalhado no Sporting, Octávio Machado refere que, pelo que sabe, o internacional português não está na lista de dispensas do clube da Luz.
"Já li na comunicação social que o Benfica não dispensava o João Mário", afirmou Octávio Machado, salientando a mesma ideia em seguida. "Que eu saiba o João Mário não está dispensado pelo Benfica. Que eu saiba. Que eu saiba", insistiu o antigo treinador de futebol.
Em relação à escolha do Fenerbahçe para continuar a carreira, Octávio Machado diz que Jorge Jesus se sentiu sensibilizado pela forma como o presidente do clube turco manifestou o desejo em contar com os serviços do amadorense.
"Qualquer treinador ficaria sensibilizado, porque é uma demonstração de desejo enorme, vir três vezes a Portugal, não é uma nem meia, para o levar para o Fenerbahçe. Três vezes. O presidente veio cá três vezes. Foi o presidente do Fenerbahçe. Demonstrou uma grande vontade e estas vontades sensibilizam", confirmou Octávio Machado, reiterando que Jorge Jesus teve outras propostas até da Premier League inglesa mas preferiu lutar por títulos.
"Teve outras alternativas. O Everton da I divisão inglesa. O Jorge Jesus prefere jogar para títulos na Turquia do que ficar em Portugal ou outro país sem ter hipótese de jogar para o título", justificou Octávio Machado, que falava em declarações na CMTV.
Por outro lado, Octávio Machado discorda da ideia de que Jorge Jesus não quis perdoar dinheiro ao Benfica na hora da saída. Octávio Machado diz que o treinador poderia ter assinado um contrato válido por quatro anos, quando Luís Filipe Vieira o foi buscar ao Flamengo, em 2020.
"Se o Jorge Jesus quisesse um contrato de quatro anos no Benfica tinha aceitado. Não aceitou. Foi ele que não quis", salientou Octávio Machado, insistindo que escolher o Fenerbahçe é "uma opção de vida".