Prolongamento
"O FC Porto pensa que somos saloios e eles mais espertos que todos"
2022-01-19 15:00:00
"Palhaçada", define o antigo internacional português Manuel Fernandes sobre gestão de amarelos no FC Porto

A poucas semanas de FC Porto e Sporting se encontrarem no clássico do Estádio do Dragão que poderá vir a ser decisivo na atribuição do título de campeão nacional desta temporada, o embate já mexe e causa emoção. Em Alvalade, a gestão dos cartões amarelos que a estrutura do FC Porto tem tido o cuidado de tomar não passa despercebida e é com profunda indignação que se levantam vozes leoninas contra aquilo que chamam de "palhaçada" que tem origem nos azuis e brancos.

A pouco tempo de embates escaldantes, com o calendário mais preenchido, o FC Porto vai gerindo a folha de cartões amarelos dos seus jogadores e, recentemente, quer Pepe quer Matheus Uribe viram amarelos que, no olhar verde e branco de Manuel Fernandes, não foram por mero acaso, até porque, no caso do internacional português, este tem estado lesionado mas constou da ficha de jogo do embate contra o Belenenses SAD.  

Para Manuel Fernandes, a gestão de amarelos feita pelo clube nortenho é "uma vergonha". "Isto é uma vergonha e não é a primeira vez que este clube faz isto. E mais, não foi só o Pepe. O Pepe foi para o banco para limpar os cartões amarelos", referiu Manuel Fernandes, destacando ainda que também o colombiano "Uribe" forçou o amarelo.

Assim, mostrando-se revoltado com este tipo de estratégia, o antigo internacional português desafia o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol a tomar medidas para evitar que tais situações possam ter lugar e até dá o exemplo de que certas condutas não têm permissão em competições como a Premier League.

Por conseguinte, Manuel Fernandes diz que é preciso que sejam tomadas medidas, "se querem moralizar o futebol português e se querem equiparar o futebol português ao futebol inglês, que é o futebol mais sério do mundo."

Até porque, diz a figura destacada do Sporting, "se fizessem isto no futebol inglês" este tem "a nítida sensação que eram castigados durante dois ou três jogos". "E portanto, o Uribe devia ser castigado com dois jogos e o Pepe a mesma coisa", apela Manuel Fernandes.

Em declarações na Sporting TV, Manuel Fernandes disse ainda que "isto não se faz", pois revela uma "má imagem do futebol português" e lembra que se trata de uma "chico-espertice" dos azuis e brancos.

"Eles pensam que nós somos saloios e que eles são mais espertos que todos. Esse é um dos problemas do FC Porto há muitos anos, ainda eu era jogador e já eles tinham a mania que eram "chicos-espertos".

Para Manuel Fernandes, "isto só faz denegrir a imagem do futebol português lá para fora porque isto é transmitido em direto para fora e toda a gente vê que isto é uma palhaçada", completou o antigo avançado do Sporting, profundamente indignado.