Prolongamento
"O FC Porto não está em primeiro com mérito? O Benfica nunca foi beneficiado?"
2022-05-04 15:00:00
"Que culpa é que o FC Porto tem de o Benfica cometer os erros que comete?", questiona treinador Vítor Manuel

O FC Porto chega ao Estádio da Luz com a possibilidade de se sagrar campeão nacional. Nesta altura, apenas o Sporting poderá impedir uma quase certa festa do título dos azuis e brancos, uma vez que a turma de Alvalade é a única, a par dos portistas, que pode matematicamente vencer o título.

Nas últimas semanas, sobretudo, a comunicação encarnada tem velado críticas na direção das arbitragens, questionando-se na Luz critérios e decisões tomadas pelos árbitros ao serviço do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, liderados por Fontelas Gomes.

Vítor Manuel, treinador com larga experiência no futebol português, diz não compreender as razões de queixa do Benfica, não compreendendo como é que, por exemplo, o FC Porto possa ter qualquer tipo de culpa no atual momento vivido pelos encarnados.

"O FC Porto não é a melhor equipa do campeonato e não está em primeiro com mérito? Não é a melhor equipa do campeonato nacional?", interroga o treinador, pai de Vítor Bruno, adjunto de Sérgio Conceição, para quem o trabalho da equipa azul e branca dentro das quatro linhas está refletido na classificação atual do campeonato português.

Por outro lado, em declarações no canal de televisão A Bola TV, Vítor Manuel perguntou que tipo de culpa pode ter a formação azul e branca na campanha benfiquista nesta temporada, que se seguiu a duas outras onde a formação da Luz deixou escapar o título de campeão nacional.

"Que culpa é que o FC Porto tem de o Benfica cometer os erros que comete e não ganhar? É por causa dos árbitros?", questiona Vítor Manuel, deixando ainda no ar uma outra interrogação a respeito das críticas que desde a Luz têm sido feitas contra os árbitros e os responsáveis pela arbitragem nacional.

"O Benfica nunca foi beneficiado?", perguntou ainda Vítor Manuel sobre o Benfica, que irá terminar a temporada no terceiro lugar da classificação, atrás de FC Porto e Sporting.

Além disso, a época 2021/22 não deixa boas recordações para os lados da Luz a nível de provas domésticas, uma vez que não foi apenas no campeonato que os benfiquistas fracassaram. Também na Taça de Portugal o Benfica cedo foi afastado pelo FC Porto e na Taça da Liga a turma lisboeta foi eliminada na final pelo Sporting.

A exceção numa época de desagrado para os benfiquistas foi a Liga dos Campeões. O Benfica chegou aos quartos de final da Liga dos Campeões, sendo afastado pelo Liverpool, mas deixando boa réplica.