O Benfica vendeu o uruguaio Darwin Núñez por 75 milhões de euros ao Liverpool nesta janela de mercado e, em Portugal, muitos têm sido os analistas que fazem comparações sobre os valores envolvidos neste negócio com aquele que o FC Porto fez por Luis Díaz em janeiro, quando o internacional colombiano rumou a Anfield por 45 milhões de euros.
Quer Darwin Núñez, ex-Benfica, quer Luis Díaz, ex-FC Porto, foram as grandes revelações da última edição do campeonato nacional português, a par do espanhol Pablo Sarabia, emprestado pelo Paris Saint-Germain ao Sporting, sendo que dois deles foram contratados para a Premier League ao serviço dos reds que, ainda assim, pagaram valores distintos em relação a Darwin Núñez e a Luis Díaz.
Para Diogo Luís, embora o Benfica nada tenha alcançado a nível desportivo internamente, o clube fez uma campanha de enorme destaque na Liga dos Campeões e os seus ativos saíram valorizados.
Por outro lado, o antigo jogador do Benfica e especialista económico, diz que estas vendas para Anfield acabam por demonstrar que o Benfica "vende melhor o seu peixe".
"O que demonstra que o FC Porto está dependente é a forma como vendeu o Luis Díaz. Foi vendido por 45 milhões de euros. O Darwin por 75 milhões. Não é que o Benfica em termos negociais seja mais forte que o FC Porto mas o Benfica tem menos necessidade e sabe vender melhor o seu peixe", analisou Diogo Luís.
Além disso, o antigo jogador de futebol lembra que, há poucas semanas, Domingos Soares de Oliveira enviou uma mensagem para o mercado e vê que isso acabou por ser fundamental para o Benfica potenciar lucros com a venda de Darwin Núñez.
"O Domingos Soares de Oliveira disse que o Benfica não tinha necessidade de vender. É estratégico, faz parte", comentou Diogo Luís, que falava em declarações na CNN Portugal.
O antigo jogador de futebol referiu também que "toda a gente sabe que o FC Porto tem muitas receitas cativas, está a passar por dificuldades".
"E a partir do momento em que as pessoas sabem disso as propostas que vão aparecer são mais baixas", destacou Diogo Luís, acreditando que Luis Díaz poderia ter saído do FC Porto por outros valores não fosse o contexto financeiro do FC Porto a pesar.
"Todos nós sabemos que o Luis Díaz podia sair por valores similares aos de Darwin até porque ele também faz golos. Ele não é só um extremo", concluiu.