Prolongamento
"O Benfica de Jorge Jesus jogava mais que isto"
2022-01-26 12:05:00
"Chegou agora? Já lá está há quase um mês", questiona Fernando Mendes

Nélson Veríssimo assumiu o comando técnico da equipa principal do Benfica na ponta final do mês de dezembro mas, passadas algumas semanas, a verdade é que a qualidade de jogo praticada pelos jogadores encarnados continua sem convencer os adeptos. O Benfica vai vencendo um ou outro jogo, somando um ou outro dissabor e a contestação dos adeptos continua a ser notada, também nas bancadas que estão longe de outras enchentes, ainda que muitos apontem para a questão pandémica como razão para algum afastamento mas, outros, notam que terá que ver também com a qualidade de jogo que não cativa os adeptos.

Quando pegou na equipa do Benfica, Nélson Veríssimo mudou, desde logo, a estrutura defensiva que defendia com três centrais, passando a adotar um sistema com uma dupla de centrais e tentando povoar mais os espaços adiantados e no meio-campo, com o Benfica a oscilar entre um 4-4-2 e um 4-3-3 nas últimas partidas.

De uma forma ou de outra, há quem note que falta "músculo" ao meio-campo do Benfica e outro tipo de intensidade na reação à perda da bola, na pressão que deveria ser feita em campo.

Para Fernando Mendes, o que já se pode concluir é que a mudança no comando técnico não teve reflexo na qualidade de jogo praticado pelo Benfica, fazendo notar ainda que, a seu ver, o Benfica de Jesus criava mais ocasiões de perigo junto das balizas adversárias.

"Com todo o respeito que o Nélson Veríssimo me merece, o Benfica de Jorge Jesus, que teve alguns jogos maus, jogava mais do que isto. Jogava muito mais do que isto", insistiu Fernando Mendes.

Por outro lado, o antigo futebolista não alinha na justificação de que Nélson Veríssimo está há pouco tempo na equipa para revelar já mudanças significativas ao nível da intensidade em campo.

"Chegou agora? Já lá está há quase um mês. Não estou a dizer que a responsabilidade é de Nélson Veríssimo. Estou a dizer é que a equipa de Jorge Jesus jogava muito mais que esta equipa", declarou Fernando Mendes, em comentário feito na CMTV.

Por conseguinte, o antigo jogador lembrou ainda que, "com o Jesus, o Benfica falhava golos e mais golos" mas "tinha períodos de jogo muito bons".

Agora, Fernando Mendes vê o Benfica num outro patamar. "O Benfica tem períodos bons e de um momento para o outro desaparece. É da cabeça?", interroga o ex-jogador, sublinhando que "a atitude está a mesma que havia com Jorge Jesus".

Em jeito de conclusão, Fernando Mendes acredita que a chegada de um treinador novo e não o recurso a alguém da casa poderia revelar outros frutos. "Se viesse um treinador novo davam mais ao canelo", acredita Fernando Mendes.